07h00 - sexta, 21/08/2020

Vestígios arqueológicos
descobertos em Grândola

Vestígios arqueológicos descobertos em Grândola

A Câmara de Grândola revela que as obras de reabilitação dos antigos Paços do Concelho deram a conhecer diversos achados arqueológicos, "que remetem para uma época anterior ao actual edifício".
De acordo com a autarquia, "neste momento decorrem trabalhos de escavação numa sepultura pertencente provavelmente a um indivíduo inumado no século XVI ou XVII tendo sido também identificado e escavado um silo com cerca de 1,5 metros de profundidade, contendo no seu interior abundante material arqueológico, constituído maioritariamente por cerâmicas, metais, moedas, vidros, ossos de animais e conchas".
A Câmara de Grândola adianta ainda que "algumas curiosidades do edifício estão também a ser reveladas, como algumas fendas nas suas paredes estruturais provocadas provavelmente pelo terramoto de 1755".
"Foram também identificadas três paredes levantadas segundo o sistema de gaiola pombalina, construídas após aquela catástrofe, de forma a compartimentar o espaço e adaptá-lo para acolher os aposentos do carcereiro e do oficial de diligências do administrador do concelho", acrescenta.
Segundo o Município grandolense, "o estudo deste material permitirá uma viagem sem precedentes ao quotidiano das gentes que viveram em Grândola nesta época", sendo que "depois de tratado e analisado, o espólio arqueológico irá ser exposto".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 24/09/2020
CM Grândola cancela
Feira do Chocolate
A Câmara de Grândola decidiu na passada semana, em reunião extraordinária do executivo, cancelar a edição 2020 da Feira do Chocolate, "devido à situação epidémica que se vive no país e no mundo".
07h00 - quarta, 23/09/2020
Câmara de Grândola
investe na segurança
das escolas locais
A Câmara de Grândola reforçou a "qualidade e segurança" das escolas do concelho, tendo em vista dar resposta ao "desafio do regresso ao ensino presencial" no ano lectivo de 2020-2021 devido à pandemia da Covid-19.
07h00 - segunda, 21/09/2020
Câmara de Grândola
faz aposta no
turismo de natureza
A Câmara de Grândola viu aprovada pelo Portugal 2020 a sua candidatura a fundos comunitários, avaliada em mais de 245 mil euros, visando a valorização do turismo de natureza no concelho.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Autarcas da CIMAL debateram
arranque do ano lectivo com Governo
Os presidentes das cinco câmaras do Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines) reuniram nesta quarta-feira, 16, em Grândola, com o secretário de Estado da Defesa, Jorge Seguro Sanches, coordenador no Alentejo, junto do Governo, para as questões da pandemia.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Grândola recebe
Encontro da Canção
de Protesto
A vila de Grândola recebe até domingo, 20 de Setembro, mais uma edição do Encontro da Canção de Protesto, este ano dedicada à vida e obra de José Mário Branco e marcada pelas limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial