07h00 - quarta, 09/09/2020

OP de Odemira com
57 propostas em 2020

OP de Odemira com 57 propostas em 2020

A Câmara de Odemira registou um total de 57 propostas para investimentos públicos apresentadas pela população ao abrigo do Orçamento Participativo (OP) deste ano, só dedicado ao ambiente e às alterações climáticas. De acordo com a autarquia, vão estar em concurso 22 propostas para o OP Municipal e 35 para os processos promovidos pelas 13 freguesias do concelho, num total de 56 projectos.
"Podemos dizer que os odemirenses, mais uma vez, demonstraram que o OP é, de facto, um programa municipal importante e a forma de o afirmarem é participando com propostas que, do ponto de vista quantitativo, nos agradam", enfatiza o vice-presidente da Câmara de Odemira, responsável pelo pelouro da Participação Cívica.
Em declarações ao "SW", Ricardo Cardoso reconhece que em 2020 o OP de Odemira "foi um processo diferente", ainda mais "condicionado pela pandemia" da Covid-19. "Mas em boa hora decidimos continuar com este processo participativo e em proporcionar a participação dos odemirenses e, de algum modo, incentivar que as pessoas pensem em soluções" para o concelho, acrescenta.
Na opinião do autarca odemirense, estes números e toda a experiência dos anos anteriores fazem do OP "uma das marcas mais notórias das políticas municipais" no concelho de Odemira.
"Quase todas as pessoas em Odemira sabe o que é este processo e continuam a achá-lo importante e a participar. De algum modo, é uma oportunidade para encontrar soluções para problemas que existem e uma forma de, anualmente, os cidadãos poderem contribuir com a sua acçãodirecta naquilo que são as políticas públicas e municipais em Odemira", observa.
Em 2020 o OP de Odemira apresenta a novidade de ser temático e exclusivamente dedicado ao ambiente e alterações climáticas, uma decisão tomada para potencializar a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente.
As propostas apresentadas pelos cidadãos estão agora em processode análise técnica, que decorre até 15 de Outubro, e estarão disponíveis para votação durante o mês de Novembro, podendo votar todos os cidadãos a partir dos 14 anos e residentes no concelho.
O OP Municipal, que conta com 22 propostas apresentadas, tem o valor global de 300 mil euros, dividido em 150 mil euros para projectos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1.500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projectos nas freguesias do litoral ou com mais de 1.500 habitantes.
Já o processo de OP das freguesias, em que foram apresentadas 35 propostas, tem o valor máximo de 10 mil euros por freguesia.
Dinamizado desde 2011, "de forma ininterrupta", o OP integra a estratégia do Município de Odemira para "potenciar o exercício da cidadania participada, activa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.
07h00 - sexta, 25/09/2020
Trânsito cortado
por obras na ponte
metálica de Odemira
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) tem a decorrer trabalhos de reparação na ponte metálica de Odemira, o que obrigará ao "corte integral da circulação" sobre o tabuleiro nas noites desta sexta-feira e sábado, 25 e 26, entre as 22h00 e as 7h00.
07h00 - terça, 22/09/2020
Câmara de Odemira abre
candidaturas a bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 15 de Outubro, o prazo de candidaturas para as bolsas de estudo para o ensino superior e ensino secundário em 2020-2021, atribuídas pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Território Educativo".

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial