07h00 - sexta, 18/09/2020

Vice-presidente da Câmara: "Odemira é um destino de qualidade"

Vice-presidente da Câmara: "Odemira é um destino de qualidade"

Em entrevista ao "SW", o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, faz um balanço "bastante positivo" do Verão no concelho, considerando que a época balnear de 2020 ajudou Odemira a afirmar-se como "um destino de qualidade".

À luz do que eram as expectativas iniciais, pode dizer-se que o Verão de 2020 correu muito bem ao turismo no concelho de Odemira?
Sim, foi um Verão bastante positivo! De facto, nos meses que o antecederam, havia muitas interrogações relativamente a como é que as coisas podiam – ou não – decorrer. Mas foi de facto um Verão muito positivo, a fazer justiça àquilo que são as melhores praias de Portugal.

Segundo os empresários do sector, este ano houve mais turistas portugueses que o habitual. Por que razão acha que escolheram o concelho de Odemira para passar as suas férias?
As nossas escolhas são sempre limitadas às opções que temos… E este Verão as opções eram reduzidas! Quem habitualmente poderia ter como opção ir para o exterior, este ano essa opção estava condicionada ou desincentivada. Portanto, era natural que as pessoas que quisessem gozar o seu período de férias fora do seu local de residência e trabalho tenham optado maioritariamente por destinos em Portugal e, muitas vezes, por destinos mais desconhecidos ou novos para os próprios. E o concelho de Odemira, com a dimensão e o nível de oferta turística que tem, preenchia os principais requisitos num Verão atípico, tendo em conta a pandemia. Com mais espaço e menos pressão de pessoas, foi com naturalidade que os portugueses optaram pela melhores praias de Portugal e por esta zona da costa alentejana.

O facto de o Alentejo ser vista como uma zona segura em termos de Covid-19 também terá ajudado…
Sim, claramente! Temos aqui pequenas unidades de alojamento, restaurante com menos gente… Isso foi sem dúvida um atractivo! E depois temos muitas praias com vigilância, outros tantos areais mais desconhecidos e que este ano também tiveram uma afluência superior. E depois, obviamente, quando as figuras públicas começam a divulgar este destino, isso também tem repercussões naturais. Portanto, muito sinceramente, acho que foi um Verão muito positivo para Odemira… para este ano e para o futuro! A nossa expectativa é que esta zona tenha ganho novos turistas.

Acredita, portanto, que esta zona será cada vez mais procurada por turistas, em detrimento do Algarve ou de outros destinos balneares em Portugal?
Sim, até porque estou muito ciente da qualidade do nosso destino! É um destino de grande qualidade que precisa de fidelizar novos públicos. E este ano acho que teve essa oportunidade de pessoas que, provavelmente, não conheciam a costa alentejana poderem ter tido essa oportunidade. E irão com certeza repetir, porque este é um destino de qualidade e os destinos de qualidade fidelizam os seus turistas.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 27/10/2020
Câmara de Santiago
prepara orçamento 2021
com juntas de freguesia
A Câmara de Santiago do Cacém promoveu nos últimos dias um conjunto de reuniões com os executivos das oito juntas de freguesia do concelho, no sentido de preparar as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2021.
07h00 - quinta, 22/10/2020
Paraciclista de
Ermidas-Sado vence
prova em Espanha
O atleta Flávio Pacheco, para-ciclista de Ermidas-Sado, venceu a prova internacional de paraciclismo "Extremadura European Cup", pontuável para o ranking mundial, que decorreu no passado fim-de-semana, dias 17 e 18, em Cáceres (Espanha).
07h00 - quarta, 21/10/2020
Santiago do Cacém exige
reforço do efectivo da GNR
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém enviou ao secretário de Estado adjunto e da Administração Interna uma nova carta, onde alerta para a necessidade de colocar "mais militares" da GNR no concelho, "de forma a garantir mais patrulhamentos e uma melhor resposta às ocorrências, dando maior segurança às populações".
07h00 - terça, 20/10/2020
Utentes preocupados
com estado da Saúde
no Alentejo Litoral
A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano reuniu nesta segunda-feira, 19, com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), onde manifestou a sua preocupação com a realidade do sector na região.
07h00 - segunda, 19/10/2020
Câmara de Santiago
renova medidas de apoio
contra a Covid-19
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou, na passada semana, a renovação até final do ano das medidas extraordinárias e de carácter de urgência para o apoio social e económico no combate à pandemia pela doença Covid-19.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial