07h00 - sexta, 18/09/2020

Verão foi "um sucesso" no concelho de Odemira

Verão foi "um sucesso" no concelho de Odemira

Apesar de já estarmos na segunda quinzena de Setembro, a cozinha do restaurante "Costa Alentejana", no centro da Zambujeira do Mar, não pára. Pratos de peixe grelhado, barcos de marisco, panelas de arroz de camarão com amêijoas ou nacos de vitela da região vão saindo em catadupa rumo às mesas, plenas de comensais vindos de todo o país. Foi assim ao longo de todo o Verão, deixando o pessoal sem mãos a medir.
"Posso dizer que foi um Verão duro, muito duro… Mas correu muito bem", confidencia ao "SW" Daniel Correia, proprietário daquele que é um dos restaurantes mais procurados da Zambujeira do Mar e que, durante um dia, pode chegar a servir cerca de 500 refeições.
O caso do "Costa Alentejana" acaba por ilustrar aquela que foi a realidade do sector do turismo no concelho de Odemira ao longo do Verão de 2020, o "Verão Covid". Contrariando as piores expectativas, foram milhares os turistas que nos meses de calor procuraram as praias locais para passar uns dias de descanso. E aquele que era antecipado como um Verão para esquecer… acabou por ser precisamente o oposto!
"Foi de facto um Verão muito positivo, a fazer justiça àquilo que são as melhores praias de Portugal", enfatiza com satisfação o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso [ver entrevista ao lado].
Entre os empresários do sector, a satisfação também é mais que muita. "Foi um Verão excelente, ao nível do ano passado ou talvez até um bocadinho melhor no mês de Agosto, apesar de todas estas restrições. Na generalidade correu muito bem", sintetiza Daniel Correia.
O balanço positivo relativamente ao Verão de 2020 não é exclusivo da restauração, estendendo-se a todas as áreas do turismo no concelho. É o caso do alojamento, como garante ao "SW" Gonçalo Marques, proprietário do Pé no Monte, unidade de turismo rural perto de São Teotónio.
"A verdade é o Verão superou largamente as expectativas que tínhamos. Em Abril estávamos todos a tremer, mas o que aconteceu foi que acabámos por trabalhar muito bem. Tivemos taxas de ocupação próximas dos 100%", afiança o empresário, reconhecendo que este ano a procura surgiu, sobretudo, do mercado nacional. "Os estrangeiros vieram a 'conta-gotas'. Isso foi notório".

Satisfação em Milfontes
Por tradição, Vila Nova de Milfontes é local de eleição para muitos veraneantes e em 2020 isso não foi excepção. Que o diga Diogo Ramos, gerente do bar e restaurante Quebra, em plena praia da Franquia (onde também assume a gestão da concessão). "Se compararmos [este Verão] com o ano anterior, foi pior. Mas dentro da situação que atravessamos, não foi assim tão mau", diz.
É também na praia da Franquia que está o negócio de António Pereira: a Sw SUP – Escola de Stand UpPaddle. E se os primeiros meses de Verão ficaram abaixo do normal, em Agosto o serviço melhorou acentuadamente. "O mês de Agosto superou bastante as expectativas, pois tivemos muita gente. Até mais que nos outros anos… Bastantes mais", garante este empresário, acrescentando: "Foi o melhor mês de Agosto de todos, mas não foi um ano tão bom porque começámos bastante tarde e tivemos poucos clientes nos meses anteriores".
Quem não se surpreendeu com os resultados alcançados pelo turismo no concelho de Odemira durante este Verão foi Fátima Custódio, proprietária da Gelataria San Pietro, no centro de Vila Nova de Milfontes. "As minhas expectativas eram elevadas e confirmaram-se", diz com satisfação, justificando de imediato: "[Sabia que] se os níveis de contágio se mantivessem dentro do que era expectável e baixos – que foi aquilo que aconteceu – as pessoas vinham de férias. E foi isso que sucedeu".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

15h00 - sexta, 10/05/2019
Gente da Barragem:
Mariana & Diogo
A casa de Diogo e Mariana fica sobranceira à barragem, com uma vista deslumbrante, daquelas que daria a capa para uma colecção de postais, um fundo publicitário ou o lugar onde se passa um filme mediterrânico.
07h00 - sexta, 10/05/2019
Três dias de festa em Santa Clara
Os 50 anos da barragem de Santa Clara, no interior do concelho de Odemira, são assinalados neste fim-de-semana, 10 a 12 de Maio, com uma série de actividades promovidas pela Câmara de Odemira em parceria com a Associação de Beneficiários de Mira.
07h00 - sexta, 10/05/2019
"Santa Clara foi o
investimento público mais
importante no concelho"
Meio século após a inauguração da barragem em Santa Clara-a-Velha, o presidente da Câmara de Odemira frisa, em entrevista ao "SW", a importância do equipamento no desenvolvimento sócio-económico do concelho.
07h00 - segunda, 29/04/2019
H.
Na aldeia de Santa Clara-a-Velha, de manhã muito cedo quando as pessoas ainda não voltaram do desaparecer do dia anterior, percorro as ruas a indagar o porquê de ficar.
07h00 - sexta, 12/04/2019
Gente da Barragem:
Rita & Ricardo
Há na barragem de Santa Clara dois pequenos barcos à vela, na zona do centro náutico, ancorados à espera das pessoas que hão-de chegar ao deck de acostagem e neles entrar, soltar as velas e, como num sonho de criança, simplesmente navegar.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial