07h00 - quarta, 23/09/2020

Projecto cultural de quatro milhões
vai nascer na barragem de Campilhas

Projecto cultural de quatro milhões vai nascer na barragem de Campilhas

A estrutura artística Mala Voadora vai desenvolver um projecto de alojamento e residências artísticas na barragem de Campilhas, no concelho de Santiago do Cacém, orçado em cerca de quatro milhões de euros. O projecto foi apresentado na passada semana, durante uma visita da ministra da Cultura, Graça Fonseca, ao local.
Em comunicado, a Câmara de Santiago do Cacém explica que os promotores do projecto criaram a empresa DAM Business, "que fará a gestão do espaço que combina alojamento turístico com um centro de residências artísticas no concelho".
Desta forma, está prevista para 2021 a construção de um complexo com sete edifícios, "que incluem salas polivalentes, um grande auditório e estúdio de gravação de som, com uma capacidade de alojamento para 53 hóspedes, entre turistas, artistas e criadores".
Este é um projecto "diferenciador" e "irá colocar Santiago do Cacém no mapa artístico", porque "exemplos de complexos com esta natureza a nível nacional não existem", frisa o presidente da autarquia.
Álvaro Beijinha acrescenta que, "tendo em conta os contactos que a Mala Voadora tem, inclusive a nível internacional, decerto que este espaço vai ser muito procurado pelas companhias de teatro entre outras estruturas ligadas às artes".
Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, considera que esta é "uma ideia muito original" e "com um potencial muito interessante não só para a região, mas, também, para o país".
Por sua vez, o director artístico da companhia Mala Voadora explica que este será um espaço aberto a "outras estruturas, para que possam usufruir deste complexo, porque não se trata apenas dos turistas, mas de oferecer condições únicas, como as de um grande auditório, para determinados projectos".
"Não nos vamos cingir às nossas produções" e por isso "vamos firmar com a autarquia um protocolo que vai permitir desenvolver novos projectos, assim como criar uma ligação com a população do concelho", acrescenta Jorge Andrade.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 27/10/2020
Câmara de Santiago
prepara orçamento 2021
com juntas de freguesia
A Câmara de Santiago do Cacém promoveu nos últimos dias um conjunto de reuniões com os executivos das oito juntas de freguesia do concelho, no sentido de preparar as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2021.
07h00 - quinta, 22/10/2020
Paraciclista de
Ermidas-Sado vence
prova em Espanha
O atleta Flávio Pacheco, para-ciclista de Ermidas-Sado, venceu a prova internacional de paraciclismo "Extremadura European Cup", pontuável para o ranking mundial, que decorreu no passado fim-de-semana, dias 17 e 18, em Cáceres (Espanha).
07h00 - quarta, 21/10/2020
Santiago do Cacém exige
reforço do efectivo da GNR
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém enviou ao secretário de Estado adjunto e da Administração Interna uma nova carta, onde alerta para a necessidade de colocar "mais militares" da GNR no concelho, "de forma a garantir mais patrulhamentos e uma melhor resposta às ocorrências, dando maior segurança às populações".
07h00 - terça, 20/10/2020
Utentes preocupados
com estado da Saúde
no Alentejo Litoral
A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano reuniu nesta segunda-feira, 19, com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), onde manifestou a sua preocupação com a realidade do sector na região.
07h00 - segunda, 19/10/2020
Câmara de Santiago
renova medidas de apoio
contra a Covid-19
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou, na passada semana, a renovação até final do ano das medidas extraordinárias e de carácter de urgência para o apoio social e económico no combate à pandemia pela doença Covid-19.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial