07h00 - terça, 29/09/2020

Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho

Odemira aprova moção sobre transportes escolares no concelho

A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
De acordo com a moção, "o concelho de Odemira é extenso a nível territorial e tem vicissitudes que dificultam a articulação entre os vários serviços, para além do facto de não ser dotado de uma rede pública de transportes que permita satisfazer todas as necessidades".
Por isso mesmo, o transporte escolar foi neste ano lectivo "articulado entre a Rodoviária do Alentejo e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL)", o que não impediu que existam muitas "preocupações" com este serviço.
Entre estas, frisa a moção, surge o facto de os autocarros que asseguram o transporte de crianças/jovens no percurso escola-casa (e vice versa) estarem "com a sua lotação completa e, por vezes, até excedida", além de não estarem "dotados de meios de desinfecção de mãos, imposta em todo o país".
Além do mais, continua a moção, "os autocarros circulam com pouco arejamento no seu interior"; "asseguram, antes do horário de transporte escolar, transporte particular de outras pessoas, sem que sejam devidamente desinfectados"; e "não são diariamente desinfectados".
A moção manifesta ainda a sua preocupação com o facto de o horário escolar não se adequar "ao horário dos transportes em alguns dos percursos que são efectuados, uma vez que há crianças/jovens a saírem em horários em que já não há autocarro para os levar a casa logo após as aulas e com saída do seu estabelecimento escolar".
A par de tudo isto, o ano lectivo de 2020-2021 no concelho de Odemira "iniciou-se sem que sequer tenha sido assegurado o transporte de crianças/jovens que não têm aulas no período da tarde, pois em alguns circuitos não havia autocarro à hora do almoço", acrescenta a moção.
No documento, os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira frisam estar cientes "de que o ano lectivo apenas agora começou" e saber "que já têm sido feitos ajustes e corrigidas situações que permitem resolver alguns problemas que têm sido detectados".
"Não obstante, impõe-se levar ao conhecimento de todos os envolvidos aquilo que são as preocupações ultimamente manifestadas pela comunidade, numa perspectiva de colaboração mútua na procura de soluções equilibradas", acrescenta a moção, que vai ser enviada à CIMAL e à Rodoviária do Alentejo "para que possam prestar, cada uma na vertente que lhe compete, os esclarecimentos devidos e comunicar como pretendem resolver a situação".
Será ainda dado conhecimento da moção à Câmara de Odemira, aos agrupamentos de escolas do concelho e escolas não agrupadas e às associações de pais e encarregados de educação respectivas, assim como, posteriomente, "comunicadas as respostas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 21/10/2020
Caçadores de São Teotónio
apresentam preocupações
Representantes das sete associações de caçadores da freguesia de São Teotónio (Odemira) reuniram a 10 de Outubro com o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, onde apresentaram as suas preocupações relativamente ao momento que o sector enfrenta.
07h00 - segunda, 19/10/2020
Odemira exige reposição
das freguesias ao Governo
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, uma moção apresentada pela bancada da CDU onde é exigida ao Governo a reposição das freguesias extintas em 2013.
08h00 - sexta, 16/10/2020
"Bombeiros de Odemira têm hoje quadro funcional mais favorável"
Reeleito no final de Setembro para novo mandato como presidente dos Bombeiros de Odemira, António Camilo revela em entrevista ao "SW" (no dia seguinte ao 85º aniversário da instituição) as prioridades que tem definidas e as dificuldades com que a corporação continua a viver no dia-a-dia.
08h00 - sexta, 16/10/2020
Odemira debateu novos
caminhos da Educação
O processo educativo faz-se com todos, por detrás de um aluno há sempre uma pessoa com interesses e projectos de vida próprios, e a tecnologia é uma nova forma de trabalhar conhecimento e competências: estas são algumas das conclusões do Encontro Anual de Educação 2020, que a Câmara de Odemira promoveu no passado sábado, 10.
08h00 - sexta, 16/10/2020
Odemirense e Milfontes não
estão disponíveis para jogar
As equipas do Sport Clube Odemirense e do Clube Desportivo Praia de Milfontes não vão jogar neste domingo, 18 de Outubro, na jornada inaugural do campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja).

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial