07h00 - segunda, 19/10/2020

Odemira exige reposição
das freguesias ao Governo

Odemira exige reposição das freguesias ao Governo

A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, uma moção apresentada pela bancada da CDU onde é exigida ao Governo a reposição das freguesias extintas em 2013. A moção foi discutida e votada na sessão realizada no passado dia 25 de Setembro.
De acordo com o documento, a que o "SW" teve acesso, o processo de agregação/extinção de 1168 freguesias, no âmbito da chamada "Lei Relvas", "mereceu generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos", sendo que, "ao contrário do propagandeando", "na generalidade não trouxe ganhos financeiros nem contribui para o reforço da coesão territorial", acentuando apenas "as assimetrias regionais já existentes".
"Ao encerramento de inúmeros serviços públicos pelo país, a extinção de freguesias veio ainda esvaziar e agravar mais a vida em muitas localidades, em particular nas zonas rurais e de interior, onde a freguesia era a entidade que restava, deixando as populações ao abandono", sublinha a moção.
No documento, a CDU lembra que entre 2013 e 2017 foram apresentadas iniciativas legislativas na Assembleia da República, "com o objectivo de repor as freguesias extintas", que "foram rejeitadas com o voto de PS, PSD e CDS".
Ainda assim, continua a moção, "as populações de norte a sul do país continuam a reivindicar a reposição das freguesias extintas contra a sua vontade" e a ANAFRE, nos seus congresso de 2018 e 2020, colocou igualmente "como exigência a reposição das freguesias extintas contra a sua vontade".
A CDU recorda que desde 2018 que o Governo PS "anunciou ir apresentar uma lei de criação de freguesias, que permitiria corrigir os erros criados pela extinção de freguesias imposta pelo Governo PSD/CDS" e, nesse sentido, considera que "a reposição das freguesias extintas, com eleições em 2021, é um acto de inteira justiça e uma exigência democrática".
Por tudo isto, a moção aprovada pela Assembleia Municipal de Odemira reclama do Governo e da Assembleia da República "as medidas legislativas necessárias para reposição de freguesias extintas contra a vontade das populações e dos respetivos órgãos autárquicos", exigindo que "todo o processo esteja concluído de forma a assegurar as eleições no acto eleitoral de 2021".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 27/11/2020
Câmara de Odemira premiou
"espírito empreendedor"
"Esperamos que este prémio sirva de motivação para aquilo que é o vosso trabalho empreendedor" - Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira, rematou desta forma a cerimónia de entrega da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor", atribuídos pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Empreende".
07h00 - sexta, 27/11/2020
Milfontes vai ter nova extensão de Saúde
A ambição (antiga) de Vila Nova de Milfontes ter uma nova extensão de Saúde está cada vez mais próxima de ser realidade! Isto porque a Câmara de Odemira e a administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram esta semana um protocolo de colaboração visando a construção do equipamento.
07h00 - quinta, 26/11/2020
AFBeja adia jogos dos
próximos fins-de-semana
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) decidiu adiar os jogos dos vários campeonatos distritais que estavam agendados para as próximas duas semanas (28 e 29 de Novembro e 1, 5, 6 e 8 de Dezembro), devido às restrições impostas pelo actual Estado de Emergência.
07h00 - quinta, 26/11/2020
Câmara de Odemira distinguiu
"Espírito Empreendedor"
A Câmara de Odemira promoveu nesta quarta-feira, 25, a entrega da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor", promovidos pela autarquia no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego e em que foram distinguidos três novos projectos empresariais e uma "ideia criativa".
07h00 - quarta, 25/11/2020
Câmara de Odemira premeia
projectos empreendedores
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.

Data: 27/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial