07h00 - terça, 20/10/2020

AdSA vai investir 30 milhões
de euros em novos projectos

AdSA vai investir 30 milhões de euros em novos projectos

O presidente da administração da Águas de Santo André (AdSA) anunciou nesta segunda-feira, 19, que a empresa vai investir 30 milhões de euros nos próximos anos em projectos de "modernização e resiliência" das suas infra-estruturas, "na economia circular e na eficiência energética".
Segundo Luís Faísca, serão "30 milhões de euros no reforço do investimento na região que irão traduzir-se num aumento da qualidade de vida das populações" que a empresa serve, "bem como, na preservação da qualidade do ambiente marinho e no aumento da robustez" da Zona Industrial e Ligeira de Sines (ZILS).
Nesse sentido, dos 30 milhões de euros de investimento previstos destacam-se a remodelação da ETAR de Ribeira dos Moinhos (12 milhões de euros), a construção da nova conduta Adutora de água industrial entre a ETA de Morgavel e o reservatório de Monte Chãos (10 milhões de euros) e a remodelação da ETA de Morgavel (quatro milhões de euros).
Estes investimentos foram anunciados durante a apresentação pública do Programa de Monitorização do Ambiente Marinho da zona costeira de Sines, que decorreu nesta segunda-feira, 19.
De acordo com a AdSA, "este estudo decorreu entre 2018 e 2020 e incidiu na recolha de amostras de água e sedimentos no mar, para determinar o impacte tanto ao nível da qualidade da água, como da preservação dos eco-sistemas".
"Segundo o relatório final o meio aquático onde é efectuada a descarga proveniente da ETAR de Ribeira dos Moinhos, via emissário submarino, na zona costeira de Sines, tem uma elevada qualidade e diversidade ecológica dos habitats em todos os locais amostrados", acrescenta a mesma fonte.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Sines assumiu a relevância "da forte componente industrial e transporte marítimo de Sines", realçando os investimentos realizados nos últimos anos pela AdSA, em particular a modernização da ETAR da Ribeira dos Moinhos e a reparação do emissário submarino.
"Este programa de monitorização que hoje se apresenta é mais uma demonstração da responsabilidade da empresa AdSA para com o meio onde opera e quero felicitá-la por esta iniciativa", acrescenta Nuno Mascarenhas.
Já João Neves, administrador do grupo Águas de Portugal, a que pertence a AdSA, reiterou a vontade do grupo em aumentar a resiliência do sistema de abastecimento de água à indústria do complexo de Sines.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial