A Câmara de Santiago do Cacém aprovou na passada semana, em reunião do executivo, o projecto de valorização do espaço público do Passeio das Barcas, em Vila Nova de Santo André, avaliado em mais de 200 mil euros.
A obra será suportada na totalidade pela autarquia e, segundo fonte municipal, pretende "criar novos estacionamentos, melhorar acessos e recuperar a zona pedonal e espaços verdes".
A área de intervenção compreende a zona do Passeio das Barcas, entre a Avenida de Santiago e a Rua do Porto Novo, ou seja, a parte norte do chamado Bairro do Pica-Pau, sendo que os trabalhos de valorização irão incidir no Passeio das Barcas, Rua da Âncora, Rua das Gaivotas e Avenida de Santiago.
De acordo com a Câmara Municipal, a intervenção irá requalificar as áreas de circulação pedonal, através da reaplicação de calçada miúda nas zonas de acesso às habitações e espaços comerciais.
Está igualmente prevista a repavimentação de áreas degradadas com lajetas, a criação de acessos desnivelados às passadeiras e zonas de circulação, a reestruturação dos espaços verdes do bairro e a colocação de mobiliário e equipamento urbano de modo a melhorar a utilização e fruição do espaço, entre outros trabalhos.
"Com esta requalificação urbanística pretende-se que o Passeio das Barcas se torne mais funcional, sendo esta uma área central da cidade de Vila Nova de Santo André, adequando-a à sua função de zona habitacional e comercial", observa a Câmara de Santiago do Cacém.