07h00 - terça, 17/11/2020

Tribuna Pública em
defesa do SNS em Santiago

Tribuna Pública em defesa do SNS em Santiago

O PCP do Litoral Alentejano promove nesta terça-feira, 17, uma Tribuna Pública sob o lema "Em defesa do SNS contra o saque dos grupos privados", que terá lugar às 10h30 no Jardim Municipal de Santiago do Cacém, junto à Câmara Municipal.
Em comunicado, o PCP explica que o protesto visa denunciar o sub-financiamento do SNS e consequente transferência para os privados da prestação de cuidados de saúde, "com o pagamento de milhares de milhões de euros aos grupos económicos e financeiros".
"As despesas no SNS com transferência para o sector privado atingiram em 2018 5,7 mil milhões de euros. Se considerarmos tudo o que pode ser internalizado no imediato para o SNS - em serviços médicos adquiridos e fornecimento de serviços - (912 milhões de euros) e somarmos o que é pago anualmente em média pelas PPP na saúde, concluímos que estariam disponíveis para investir no serviço público, cerca de 1.500 milhões de euros", observa o PCP.
Os comunistas questionam se "com este dinheiro seria ou não possível contratar os profissionais de saúde em falta e valorizar os seus salários" e "fixar na região os profissionais, dando resposta aos cerca de 11 mil utentes do Litoral Alentejano sem médico de família, dotar com os profissionais necessários as novas urgências do HLA ou combater os tempos de espera, que chegam a 888 dias como é o caso da Otorrinolaringologia".
"Estas são as reivindicações do PCP e das populações há muito exigidas, porque a saúde é um direito e não um negócio", acrescentam os comunistas, que defendem o reforço do SNS "com mais financiamento, mais profissionais, melhores equipamentos".
Nesse sentido, anunciam, "o PCP propôs na Assembleia da República um Plano Nacional de Emergência, cujas medidas aprovadas reclamam do Governo a sua concretização".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial