07h00 - terça, 17/11/2020

Tribuna Pública em
defesa do SNS em Santiago

Tribuna Pública em defesa do SNS em Santiago

O PCP do Litoral Alentejano promove nesta terça-feira, 17, uma Tribuna Pública sob o lema "Em defesa do SNS contra o saque dos grupos privados", que terá lugar às 10h30 no Jardim Municipal de Santiago do Cacém, junto à Câmara Municipal.
Em comunicado, o PCP explica que o protesto visa denunciar o sub-financiamento do SNS e consequente transferência para os privados da prestação de cuidados de saúde, "com o pagamento de milhares de milhões de euros aos grupos económicos e financeiros".
"As despesas no SNS com transferência para o sector privado atingiram em 2018 5,7 mil milhões de euros. Se considerarmos tudo o que pode ser internalizado no imediato para o SNS - em serviços médicos adquiridos e fornecimento de serviços - (912 milhões de euros) e somarmos o que é pago anualmente em média pelas PPP na saúde, concluímos que estariam disponíveis para investir no serviço público, cerca de 1.500 milhões de euros", observa o PCP.
Os comunistas questionam se "com este dinheiro seria ou não possível contratar os profissionais de saúde em falta e valorizar os seus salários" e "fixar na região os profissionais, dando resposta aos cerca de 11 mil utentes do Litoral Alentejano sem médico de família, dotar com os profissionais necessários as novas urgências do HLA ou combater os tempos de espera, que chegam a 888 dias como é o caso da Otorrinolaringologia".
"Estas são as reivindicações do PCP e das populações há muito exigidas, porque a saúde é um direito e não um negócio", acrescentam os comunistas, que defendem o reforço do SNS "com mais financiamento, mais profissionais, melhores equipamentos".
Nesse sentido, anunciam, "o PCP propôs na Assembleia da República um Plano Nacional de Emergência, cujas medidas aprovadas reclamam do Governo a sua concretização".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 15/01/2021
CM Santiago cancela
Festival da Enguia
A Câmara de Santiago do Cacém anunciou esta quinta-feira, 14, o cancelamento do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André nas datas previstas, de 29 de Janeiro a 14 de Fevereiro, devido à situação de confinamento geral decretado pelo Governo.
07h00 - quarta, 13/01/2021
Exposição de fotografia
em Santiago do Cacém
O Auditório Municipal António Chaínho, em Santiago do Cacém, tem patente até final de Fevereiro a exposição de fotografia "10 anos, 120 retratos", da autoria de Duarte Gonçalves.
07h00 - quarta, 13/01/2021
Hospital do Litoral Alentejano
vai construir nova farmácia
A administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinou na segunda-feira, 11, o auto de consignação das obras de construção de uma nova farmácia no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém.
08h00 - terça, 12/01/2021
Águas de Santo André
coopera com a Quercus
A empresa Águas de Santo André (AdSA) assina esta terça-feira, 12, um protocolo de cooperação com a associação ambientalista Quercus que visa o reforço "dos valores da sustentabilidade ambiental na comunidade".
09h00 - segunda, 11/01/2021
Câmara de Santiago
doa produtos alimentares
A Câmara de Santiago do Cacém entregou às conferências vicentinas de São Tiago e de São João de Deus, da Paróquia de Santiago do Cacém, produtos alimentares, como bacalhau, queijos e azeite da região, para as famílias necessitadas.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial