07h00 - sexta, 20/11/2020

Projecto "Bowing" em Odemira tem dois anos de duração

Projecto "Bowing" em Odemira tem dois anos de duração

Para alcançar todas as metas a que se propõe, o projecto "Bowing" vai ser dinamizado ao longo dos próximos dois anos, até 2022, envolvendo meia centena de trabalhadores asiáticos das empresas agrícolas The Summer Berry Company Portugal e Maravilha Farms, ambas sediadas no concelho.
A estes juntar-se-ão (numa "dimensão educativa") cerca de 100 alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira e de São Teotónio e da Escola Profissional de Odemira, num total de quatro turmas multiculturais dos 1º, 2º, 3º ciclos e do ensino secundário.
"Esta intervenção artística focar-se-á, assim, em dois quadrantes distintos: o mundo do trabalho e o mundo infantil e juvenil da escola", observa Deolinda Seno Luís.
Mas como vai, afinal, funcionar o "Bowing"? Segundo a vereadora odemirense, ao longo dos dois anos de duração do projecto "os trabalhadores e os alunos participarão em laboratórios artísticos semanais nas áreas da dança e da música, em separado, sobre assuntos relacionados com os valores das culturas orientais no seu encontro com a cultura portuguesa e do Alentejo".
Depois, com uma equipa artística adicional, "prepara-se uma apresentação com o resultado de todas as experiências vividas ao longo deste período, num formato de grande momento performativo/espectáculo experimental, com o foco na aproximação e no encontro empático entre culturas tão díspares, a acontecer em 2021 e a repetir-se em 2022", sempre no Dia da Interculturalidade (no mês de Novembro).
A par disto, existirá ainda um caderno individual que será preenchido por todos os participantes directos periodicamente "para acompanhar as suas aprendizagens, entusiasmo, competências linguísticas e percepções culturais".
"Este 'diário de bordo' poderá ser preenchido de várias formas: escrita, desenhada, pintada, por colagem, entre outros. Este é o elemento de medição qualitativa dos objectivos a atingir que atravessará todas as actividades e que funcionará como objecto de memória pessoal e colectiva", sublinha Deolinda Seno Luís.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/01/2021
Caravelas-portuguesas avistadas
em praias de Odemira e de Sines
A Capitania do Porto de Sines alertou a população esta terça-feira, 26, para a presença de caravelas-portuguesas "no espelho de água e nas praias dos concelhos de Sines e de Odemira, incluindo no rio Mira".
07h00 - segunda, 25/01/2021
Odemira aprova projecto de
voluntariado jovem internacional
O concelho de Odemira vai receber, a partir de Abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, ao passo que seis jovens odemirenses irão participar em projectos europeus durante os meses de Verão.
07h00 - segunda, 25/01/2021
Marcelo reeleito Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa, de 72 anos, vai cumprir mais cinco anos como Presidente da República, depois de obter 60,7% dos votos dos portugueses que se deslocaram às urnas neste domingo, 24 de Janeiro, para as eleições Presidenciais 2021.
07h00 - sexta, 22/01/2021
Inscrições abertas
para concurso nacional
de BD em Odemira
A Câmara de Odemira e a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos têm abertas, até ao próximo dia 19 de Fevereiro, o 15º Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), integrado na edição deste ano da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - quinta, 21/01/2021
Câmara de Odemira quer mais
medidas para pernoita e
aparcamento de auto-caravanas
A Câmara de Odemira aprovou por unanimidade, a 7 de Janeiro, uma moção sobre a proibição de pernoita e aparcamento de auto-caravanas, onde solicita "medidas adicionais" para a simplificação dos processos de licenciamento das Áreas de Serviço de Auto-caravanas e o reforço dos meios de fiscalização.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial