07h00 - sexta, 27/11/2020

Câmara de Odemira premiou
"espírito empreendedor"

Câmara de Odemira premiou "espírito empreendedor"

"Esperamos que este prémio sirva de motivação para aquilo que é o vosso trabalho empreendedor" - Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira, rematou desta forma a cerimónia de entrega da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor", atribuídos pela autarquia no âmbito do programa "Odemira Empreende". Uma cerimónia realizada no final da tarde de quarta-feira, 25 de Novembro, Dia Nacional do Empreendedor", e em que foram distinguidas as três novas iniciativas empresariais e a melhor ideia "empreendedora e criativa".
Na categoria "Novas Iniciativas Empresariais", o primeiro prémio, no valor de 2.000 euros, foi atribuído ao projecto Catarina Barbosa Cosmétiques, Unipessoal Lda., promovido por Catarina Barbosa em Vila Nova de Milfontes [ver texto ao lado].
"Queremos lançar três novos produtos no início do próximo ano e o dinheiro vai-nos ajudar para os testes de estabilidade, que são feitos em Oxford e são sempre um pouco mais caros. E este prémio ajuda imenso", disse ao "SW" a jovem premiada.
Ainda nesta categoria, Maria Prata Ferreira, com o projecto da Escola de Ténis do Sudoeste, garantiu o segundo lugar (e um prémio de 1.000 euros), enquanto José Ricardo Vaz, com o projecto Santa Clara-À-Vela, ficou em terceiro lugar e recebeu 500 euros.
Por sua vez, na categoria de "Melhor Ideia Empreendedora e Criativa", a vencedora foi Tatiana Farias, de São Teotónio, com a ideia "Restaurante Sobre Rodas" [ver página ao lado], que recebeu um prémio financeiro no valor 2.000 euros, para além da possibilidade de acesso ao Ninho de Empresas de Odemira.
"Agradeço ao Município [de Odemira] por acreditar em nós e por nos dar esta oportunidade. E este prémio sem dúvida que vai ajudar a tornar a ideia real", garantiu Tatiana Farias ao "SW".

Balanço positivo
Para o vice-presidente da Câmara de Odemira, a edição de 2020 do "Espírito Empreendedor" terminou um balanço "positivo".
"Estamos contentes, não só pela quantidade de projectos candidatados, mas principalmente pela qualidade desses projectos. E foi importante poder realizar esta cerimónia no dia em que se comemora o Dia Nacional do Empreendedor", sublinhou Ricardo Cardoso ao "SW".
Para o responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico na Câmara de Odemira, o "Odemira Empreende" está "claramente enraizado" e é "um programa e uma resposta que os cidadãos reconhecem" num concelho que "tem de viver da diversidade".
"Só pela sua amplitude isso faz sentido, mas também para que do ponto de vista económico não sejamos dependentes de uma só actividade. E por isso estamos muito satisfeitos com os resultados deste programa", sublinhou Ricardo Cardoso.
O autarca destacou ainda que ao longo dos últimos cinco anos foi atribuído, no âmbito do programa, o total de um milhão de euros em apoios a 124 projectos empresariais, o que permitiu a criação de 159 novos postos de trabalho. Um momento assinalado durante a cerimónia de quarta-feira, 25, com a entrega do cheque de apoio ao projecto ligado ao artesanato de Paula Dias.
"Mais do que esse valor [um milhão de euros], é importante o retorno que está por detrás dele, nomeadamente esses 159 postos de trabalho, que são algo que nos deixa muito contentes", vincou o edil odemirense.
Relativamente ao futuro do programa, Ricardo Cardoso considerou que o "Odemira Empreende" continua "a responder muito bem às necessidades concelhias", mas não excluiu a possibilidade de serem introduzidas algumas novidades na iniciativa. "É de prever ajustamentos ao fim de cinco anos" de programa, concluiu.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/01/2021
Inscrições abertas
para concurso nacional
de BD em Odemira
A Câmara de Odemira e a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos têm abertas, até ao próximo dia 19 de Fevereiro, o 15º Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), integrado na edição deste ano da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - quinta, 21/01/2021
Câmara de Odemira quer mais
medidas para pernoita e
aparcamento de auto-caravanas
A Câmara de Odemira aprovou por unanimidade, a 7 de Janeiro, uma moção sobre a proibição de pernoita e aparcamento de auto-caravanas, onde solicita "medidas adicionais" para a simplificação dos processos de licenciamento das Áreas de Serviço de Auto-caravanas e o reforço dos meios de fiscalização.
07h00 - quarta, 20/01/2021
Francisco Ganhão reeleito
na Misericórdia de Odemira
Dar continuidade ao trabalho "de recuperação económica da instituição" é uma das metas assumidas por Francisco Ganhão para o seu novo mandato enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO).
07h00 - segunda, 18/01/2021
Odemira promove
formação em desporto
A Câmara de Odemira vai promover, durante este ano de 2021, um ciclo de formação certificada online na área do Desporto, dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e directores técnicos do concelho.
07h00 - sexta, 15/01/2021
"Saúde Mental era um tema
'escondido'", diz Telma Guerreiro
A deputada Telma Guerreiro, natural de São Teotónio e eleito pelo PS no círculo de Beja, acaba de ser designada coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental, criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Saúde, cujos objectivos revela em entrevista ao "SW".

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial