09h00 - quinta, 17/12/2020

OP de Odemira teve
cinco vencedores em 2020

OP de Odemira teve cinco vencedores em 2020

A proposta "Percurso Interpretativo na Zona da Ponte Salvador, Corte Malhão", na freguesia de São Martinho das Amoreiras, foi a mais votada na edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira.
Este ano a iniciativa decorreu em formato totalmente desmaterializado e foi dedicada em exclusiva à temática do ambiente e das alterações climáticas, tendo a cerimónia de entrega dos prémios decorrido na segunda-feira, 14.
No total, foram cinco as propostas vencedoras, num valor total de 300 mil euros, que serão agora implementadas pela autarquia.
A mais votada foi a proposta de criação de um percurso interpretativo na zona da Ponte Salvador, na Corte Malhão, de Raquel Guerreiro e avaliada em 75 mil euros, que obteve um total de 195 votos.
Este projecto visa a criação de um percurso pedestre junto à Ponte de Salvador e da albufeira de Santa Clara, com espaço de merendas, zonas de estar e de educação ambiental, com a particularidade de criar roteiros acessíveis a todos.
A segunda proposta mais votada, com 149 votos, foi a "Energia Limpa na Freguesia", em Vila Nova de Milfontes, apresentada por Ventura Ramalho e avaliada em 75 mil euros, que prevê a montagem de painéis fotovoltaicos nos edifícios das várias associações desta freguesia com o intuito de minimizar o consumo de energia e baixar os encargos mensais da energia consumida.
Já a proposta "Comunidade de Energia do Município de Odemira", de Sérgio Maraschin, obteve 111 votos. Avaliada em 75 mil euros e prevista para a freguesia de São Luís, a proposta visa prover de energia eléctrica as escolas básicas de primeiro ciclo, jardins-de-infância e edifícios através da instalação de uma unidade geradora fotovoltaica com potência de 120 kW num terreno municipal em São Luís.
"Fontes Vivas", de José Ricardo Vaz e avaliada em 25 mil euros, foi a quarta proposta mais votada, com 77 votos, prevendo um levantamento de todas as fontes e minas tradicionais, assim como a descrição do seu estado, importância histórica e relevância para as comunidades, a sua requalificação e a avaliação da qualidade da água.
Finalmente, a proposta "Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais-Guardar Património dos Nossos Antepassados", de Cristina Mira Santos e avaliada em 50 mil euros, registou 37 votos, sendo a quinta mais votada. A ideia passa por investigar, preservar, distribuir e divulgar as relevantes e vitais variedades autóctones (hortícolas e frutícolas) existentes no concelho de Odemira, através da organização de uma Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais.
Recorde-se que em 2020 a população de Odemira votou em 42 propostas de investimentos públicos, sendo 13 referentes ao OP Municipal e 29 propostas referentes aos processos das freguesias.
Dinamizado desde 2011, o OP integra o programa municipal "Odemira Participa" , que tem por objectivo "potenciar o exercício da cidadania participada, activa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/01/2021
Inscrições abertas
para concurso nacional
de BD em Odemira
A Câmara de Odemira e a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos têm abertas, até ao próximo dia 19 de Fevereiro, o 15º Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), integrado na edição deste ano da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - quinta, 21/01/2021
Câmara de Odemira quer mais
medidas para pernoita e
aparcamento de auto-caravanas
A Câmara de Odemira aprovou por unanimidade, a 7 de Janeiro, uma moção sobre a proibição de pernoita e aparcamento de auto-caravanas, onde solicita "medidas adicionais" para a simplificação dos processos de licenciamento das Áreas de Serviço de Auto-caravanas e o reforço dos meios de fiscalização.
07h00 - quarta, 20/01/2021
Francisco Ganhão reeleito
na Misericórdia de Odemira
Dar continuidade ao trabalho "de recuperação económica da instituição" é uma das metas assumidas por Francisco Ganhão para o seu novo mandato enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO).
07h00 - segunda, 18/01/2021
Odemira promove
formação em desporto
A Câmara de Odemira vai promover, durante este ano de 2021, um ciclo de formação certificada online na área do Desporto, dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e directores técnicos do concelho.
07h00 - sexta, 15/01/2021
"Saúde Mental era um tema
'escondido'", diz Telma Guerreiro
A deputada Telma Guerreiro, natural de São Teotónio e eleito pelo PS no círculo de Beja, acaba de ser designada coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental, criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Saúde, cujos objectivos revela em entrevista ao "SW".

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial