08h00 - terça, 22/12/2020

PSD de Odemira
apresentou propostas
para o ano de 2021

PSD de Odemira apresentou propostas para o ano de 2021

O PSD de Odemira apresentou um pacote de 22 medidas no âmbito da discussão do Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara Municipal local, entretanto já aprovado na autarquia e na Assembleia Municipal e que tem um valor na ordem dos 36,6 milhões de euros.
Segundo o PSD, em relatório enviado à Câmara de Odemira e consultado pelo "SW", dada a actual situação pandémica é "determinante a moderação e ponderação" na apresentação de propostas ou alterações ao orçamento municipal para o próximo ano, "as quais devem ir ao encontro das reais necessidades das pessoas, das empresas e das instituições, mitigando as suas dificuldades de funcionamento".
Entre as 22 propostas apresentadas pelos sociais-democratas destacam-se a defesa da manutenção de um "política de desagravamento fiscal para os munícipes e empresas do concelho, baixando gradualmente as taxas existentes", propondo mesmo a isenção de Derrama às empresas com volume de negócios "igual ou inferior a 200 mil euros".
Continuar a requalificar o mobiliário urbano e sinalético, "alargando a sua aplicação às freguesias", e a "melhorar e aprofundar a delegação de competências nas juntas de freguesia num quadro de descentralização, mediante o estabelecimento de protocolos específicos e transferências de verbas adequadas e realistas", foram outras propostas apresentadas pelo PSD.
Os sociais-democratas defenderam ainda a reactivação da recolha de resíduos de obras na estação de transferência de resíduos sólidos de Odemira, a instalação de painéis solares térmicos nas escolas, pavilhões desportivos e noutros edifícios municipais, e a qualificaçãoda atractividade das áreas centrais das vilas e freguesias do concelho,"com a elaboração e publicitação de estudos histórico-urbanísticos desses locais, a recuperação e preservação do património histórico aí existente e a dinamização dos seus equipamentos culturais".
A par disto, o PSD propôs ainda o "planeamento de um parque industrial junto ao litoral", um "maior investimento em ciclovias e vias pedonais entre pequenas povoações e melhoramento da iluminação dessas zonas", que o executivo municipal continue "a exigir ao Governo a reparação das estradas nacionais" que passam no concelho.
A revitalização do Mercado Municipal de Odemira, a revisão do Plano de Pormenor de Odemira e colocar uma verba no orçamento"para testes rápidos e gratuitos a todos os alunos, professores e funcionários de creches e escolas do concelho" surgiram também entre as propostas do PSD.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/01/2021
Inscrições abertas
para concurso nacional
de BD em Odemira
A Câmara de Odemira e a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos têm abertas, até ao próximo dia 19 de Fevereiro, o 15º Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), integrado na edição deste ano da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - quinta, 21/01/2021
Câmara de Odemira quer mais
medidas para pernoita e
aparcamento de auto-caravanas
A Câmara de Odemira aprovou por unanimidade, a 7 de Janeiro, uma moção sobre a proibição de pernoita e aparcamento de auto-caravanas, onde solicita "medidas adicionais" para a simplificação dos processos de licenciamento das Áreas de Serviço de Auto-caravanas e o reforço dos meios de fiscalização.
07h00 - quarta, 20/01/2021
Francisco Ganhão reeleito
na Misericórdia de Odemira
Dar continuidade ao trabalho "de recuperação económica da instituição" é uma das metas assumidas por Francisco Ganhão para o seu novo mandato enquanto provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO).
07h00 - segunda, 18/01/2021
Odemira promove
formação em desporto
A Câmara de Odemira vai promover, durante este ano de 2021, um ciclo de formação certificada online na área do Desporto, dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e directores técnicos do concelho.
07h00 - sexta, 15/01/2021
"Saúde Mental era um tema
'escondido'", diz Telma Guerreiro
A deputada Telma Guerreiro, natural de São Teotónio e eleito pelo PS no círculo de Beja, acaba de ser designada coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental, criado no âmbito da Comissão Parlamentar de Saúde, cujos objectivos revela em entrevista ao "SW".

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial