07h00 - terça, 29/12/2020

Sines com orçamento
de 47 milhões em 2021

Sines com orçamento de 47 milhões em 2021

A Câmara de Sines vai contar em 2021 com um orçamento de quase 47 milhões de euros, cerca de menos 100 mil euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2020.
O Orçamento para 2021 e as Grandes Opções do Plano (GOP) de 2021-2025 da Câmara de Sines foram aprovados, na passada semana, por maioria pela Assembleia Municipal, com os votos a favor dos eleitos do PS e contra da CDU e do movimento SIM. Antes, na autarquia, os documentos tinham sido aprovados com os votos a favor do PS e a abstenção do movimento SIM.
Segundo a Câmara de Sines, dos 47 milhões de euros previstos no orçamento para 2021 cerca de 20,5 milhões "ficam alocados à realização de investimentos" no último ano do actual ciclo autárquico, quer será "especialmente desafiante" devido aos desafios trazidos à gestão pela pandemia.
Nesse sentido, e entre esses projectos municipais "com potencial para alavancar a economia local", destacam-se a expansão da zona Nascente (1,2 milhões de euros) e a qualificação das ruas 1 e 2 da ZIL 2 (4,2 milhões de euros).
"Outro projecto para executar em 2021 com importância redobrada tendo em conta o impacto negativo da pandemia sobre a actividade económica é o Programa de Dinamização do Comércio Local, que deverá contar com o necessário envolvimento dos comerciantes e das organizações do sector", acrescenta a Câmara de Sines.
No que toca à reabilitação urbana, a autarquia liderada pelo socialista Nuno Mascarenhas irá prosseguir com a requalificação da Rua Marquês de Pombal, da Praça da República e do Parque de Merendas, além de estarem previstas obras de valorização do espaço público no Jardim das Descobertas, na Rua Pedro Álvares Cabral e nas rotundas da entrada de Sines.
A Câmara de Sines prevê ainda em 2021 a construção de um novo reservatório de água em Monte Chãos, a execução da primeira fase da qualificação e valorização do Canto Mosqueiro, que será "o principal investimento" no ordenamento da orla costeira.
Nas áreas Social e da Educação, serão concluídas as obras do Centro de Dia de Porto Covo e da requalificação da Escola Básica da Quinta dos Passarinhos.
Para 2021 a Câmara de Sines prevê ainda "que grande parte dos novos equipamentos que virão enriquecer a Rota do Património da cidade estejam em desenvolvimento", nomeadamente o Centro Recreativo Sineense (que acolherá o futuro posto de turismo), o Observatório do Mar (que se instalará nos antigos Armazéns da Ribeira) e a reserva arqueológica subaquática.
Em matéria de eventos, a autarquia siniense vai manter o Festival Músicas do Mundo e pretende voltar a realizar as Tasquinhas e o festival de grandes veleiros "que ficou por concretizar em 2020".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 14/01/2021
Central da EDP em Sines
fecha esta quinta-feira
A central termoeléctrica a carvão da EDP em Sines completa nesta quinta-feira, 14, o seu último dia de actividade, encerrando depois após 35 anos de operação no Litoral Alentejano e deixando cerca de 500 trabalhadores directos e indirectos com o "futuro incerto".
09h00 - segunda, 11/01/2021
PSA Sines apoia 400
famílias do concelho
A empresa PSA Sines, concessionária do terminal de contentores do Porto de Sines, entregou na passada semana cabazes de Natal a um total de 400 famílias do concelho com carência económica comprovada.
07h00 - sexta, 08/01/2021
Cabo da EllaLink
já "ancorou" em Sines
A EllaLink anunciou esta semana que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação da Europa à América Latina.
07h00 - quinta, 07/01/2021
CPLS coopera com Câmara
de Comércio Brasil-Portugal
Estudar e promover "uma solução logística eficaz e eficiente" para a exportação de produtos agro-pecuários brasileiros com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines, é o objectivo do protocolo de cooperação que acaba de ser estabelecido entre a Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) e a Câmara de Comércio Brasil-Portugal - Centro Oeste (CCBP-CO).
08h00 - quarta, 06/01/2021
Matilha de cães errantes
capturada em Sines
O Gabinete Veterinário da Câmara de Sines iniciou, no final de Dezembro, a captura de uma matilha de cães errantes que se encontra junto à zona comercial da cidade.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial