10h00 - quinta, 31/12/2020

Comunicação social do Alentejo
Litoral elege os melhores do ano

Comunicação social do Alentejo Litoral elege os melhores do ano

A pandemia da Covid-19 foi escolhida como "Acontecimento do Ano" e os profissionais de saúde da região foram eleitos "Personalidade do Ano" de 2020 pelos órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano, entre os quais o "SW".
Num ano atípico em que o mundo, o país e a região assistiram ao surgimento e ao impacto da pandemia de Covid-19 com consequências negativas em todos os sectores e quadrantes, os jornalistas do Litoral Alentejano, não podiam ficar indiferentes a esta realidade do optaram por escolher a pandemia como "Acontecimento do Ano 2020".
Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano consideraram igualmente importante destacar, na "Personalidade do Ano", os profissionais de saúde que estiveram na frente do combate a esta doença com abnegação e sentido de dever.
Na quarta edição da "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano" foram ainda criadas quatro categorias: "Inovação", "Solidariedade", "Desporto" e "Cultura".
Na categoria "Inovação" venceu a Estratégia de Hidrogénio Verde prevista com vista "à introdução gradual do hidrogénio numa estratégia, mais abrangente", de transição para uma economia descarbonizada". Na Estratégia Nacional para o Hidrogénio (ENH2) do Governo é apontado que o investimento previsto no projecto industrial de produção de hidrogénio verde em Sines poderá ser superior a 1,5 mil milhões de euros.
Na categoria "Solidariedade" destacou-se o trabalho intenso realizado pelas associações de solidariedade da região do Litoral Alentejano que, em ano de pandemia, souberam responder ao aumento dos pedidos dos mais necessitados.
Na categoria "Desporto" venceu o atleta de paraciclismo Fábio Pacheco, natural de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, sagrou-se em Julho deste ano campeão nacional de paraciclismo, na classe H4, no contra-relógio individual disputado em Palmela.
Já na categoria "Cultura" a escolha recaiu nas comemorações do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues que envolveu a localidade do Brejão, refúgio da fadista no concelho de Odemira, com a realização de uma exposição itinerante, entre 1 e 25 de Setembro, sobre a vida de Amália Rodrigues.
Também na antiga residência de férias da fadista, no Brejão, realizou-se o concerto "Bem-Vinda Sejas Amália", com direção musical de Jorge Fernando, ex-músico da diva, e a componente artística coordenada pelo fadista e apresentador José Gonçalez.
A edição de 2020 da "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano" é igualmente dedicada ao radialista Francisco Violante, colaborador da Rádio Sines, que faleceu em Julho deste ano.
A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha dos órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente a Rádio M24, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais "O Leme" e "SW" e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região.
As distinções, criadas em 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, são anunciadas todos os anos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Apreendidos quase
50 quilos de crustáceos
na Costa Vicentina
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apreendeu 49,7 quilos de crustáceos e levantou sete autos de notícia em operações de fiscalização a mariscadores no Parque Natural da Costa Vicentina.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial