10h00 - quinta, 31/12/2020

Comunicação social do Alentejo
Litoral elege os melhores do ano

Comunicação social do Alentejo Litoral elege os melhores do ano

A pandemia da Covid-19 foi escolhida como "Acontecimento do Ano" e os profissionais de saúde da região foram eleitos "Personalidade do Ano" de 2020 pelos órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano, entre os quais o "SW".
Num ano atípico em que o mundo, o país e a região assistiram ao surgimento e ao impacto da pandemia de Covid-19 com consequências negativas em todos os sectores e quadrantes, os jornalistas do Litoral Alentejano, não podiam ficar indiferentes a esta realidade do optaram por escolher a pandemia como "Acontecimento do Ano 2020".
Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano consideraram igualmente importante destacar, na "Personalidade do Ano", os profissionais de saúde que estiveram na frente do combate a esta doença com abnegação e sentido de dever.
Na quarta edição da "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano" foram ainda criadas quatro categorias: "Inovação", "Solidariedade", "Desporto" e "Cultura".
Na categoria "Inovação" venceu a Estratégia de Hidrogénio Verde prevista com vista "à introdução gradual do hidrogénio numa estratégia, mais abrangente", de transição para uma economia descarbonizada". Na Estratégia Nacional para o Hidrogénio (ENH2) do Governo é apontado que o investimento previsto no projecto industrial de produção de hidrogénio verde em Sines poderá ser superior a 1,5 mil milhões de euros.
Na categoria "Solidariedade" destacou-se o trabalho intenso realizado pelas associações de solidariedade da região do Litoral Alentejano que, em ano de pandemia, souberam responder ao aumento dos pedidos dos mais necessitados.
Na categoria "Desporto" venceu o atleta de paraciclismo Fábio Pacheco, natural de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, sagrou-se em Julho deste ano campeão nacional de paraciclismo, na classe H4, no contra-relógio individual disputado em Palmela.
Já na categoria "Cultura" a escolha recaiu nas comemorações do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues que envolveu a localidade do Brejão, refúgio da fadista no concelho de Odemira, com a realização de uma exposição itinerante, entre 1 e 25 de Setembro, sobre a vida de Amália Rodrigues.
Também na antiga residência de férias da fadista, no Brejão, realizou-se o concerto "Bem-Vinda Sejas Amália", com direção musical de Jorge Fernando, ex-músico da diva, e a componente artística coordenada pelo fadista e apresentador José Gonçalez.
A edição de 2020 da "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano" é igualmente dedicada ao radialista Francisco Violante, colaborador da Rádio Sines, que faleceu em Julho deste ano.
A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha dos órgãos de comunicação social do litoral alentejano, nomeadamente a Rádio M24, a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais "O Leme" e "SW" e jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região.
As distinções, criadas em 2017 pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, são anunciadas todos os anos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 14/01/2021
Central da EDP em Sines
fecha esta quinta-feira
A central termoeléctrica a carvão da EDP em Sines completa nesta quinta-feira, 14, o seu último dia de actividade, encerrando depois após 35 anos de operação no Litoral Alentejano e deixando cerca de 500 trabalhadores directos e indirectos com o "futuro incerto".
09h00 - segunda, 11/01/2021
PSA Sines apoia 400
famílias do concelho
A empresa PSA Sines, concessionária do terminal de contentores do Porto de Sines, entregou na passada semana cabazes de Natal a um total de 400 famílias do concelho com carência económica comprovada.
07h00 - sexta, 08/01/2021
Cabo da EllaLink
já "ancorou" em Sines
A EllaLink anunciou esta semana que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação da Europa à América Latina.
07h00 - quinta, 07/01/2021
CPLS coopera com Câmara
de Comércio Brasil-Portugal
Estudar e promover "uma solução logística eficaz e eficiente" para a exportação de produtos agro-pecuários brasileiros com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines, é o objectivo do protocolo de cooperação que acaba de ser estabelecido entre a Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) e a Câmara de Comércio Brasil-Portugal - Centro Oeste (CCBP-CO).
08h00 - quarta, 06/01/2021
Matilha de cães errantes
capturada em Sines
O Gabinete Veterinário da Câmara de Sines iniciou, no final de Dezembro, a captura de uma matilha de cães errantes que se encontra junto à zona comercial da cidade.

Data: 15/01/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial