08h00 - terça, 12/01/2021

Pedro Mestre e Luís Baldão
em prova de desafio na RTP

Pedro Mestre e Luís Baldão em prova de desafio na RTP

A dupla de cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão, em representação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, de São Martinho das Amoreiras (Odemira), participa nesta terça-feira, 12, nas meias-finais do concurso "Cantares ao Desafio", que se realiza no programa televisivo "Praça da Alegria", da RTP.
Segundo a Câmara de Odemira, os cantadores "vão mostrar o cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo", num concurso que "convida os telespectadores a participarem numa competição de desgarrada, ao vivo, durante a emissão do programa".
O desafio tem como "mentores" Augusto Canário e Cristiana Sá, sendo que, segundo a autarquia, a participação dos cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão na iniciativa "é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte" da região e "dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso".
Recorde-se que o cante ao despique e baldão é uma forma de cantar totalmente de improviso e ao desafio que se cantava em todo o Baixo Alentejo, nomeadamente nos concelhos de Odemira, Ourique, Castro Verde e Almodôvar.
O cante a despique surgiu em primeiro lugar, sendo comum em todas as feiras e romarias do Baixo Alentejo, onde os cantadores afamados acorriam e onde era normal "acertarem as contas" que tinham ficado pendentes da feira anterior.
Derivado à "rigidez do despique" procurou-se arranjar uma forma de cantar ao desafio mais solta, mais "à balda", e surgiu assim o cante ao baldão, que apesar de possuir uma estrutura fixa não obedece a ponto.
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de um consórcio entre a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 01/03/2021
Sines alarga
apoios financeiros
a empresas
A Câmara de Sines aprovou, na passada semana, o programa "Sines Apoia Mais", que estende os apoios financeiros a empresas do regime simplificado e surge na sequência do "Sines Apoia", para estímulo à recuperação do comércio tradicional e restauração do concelho.
07h00 - quinta, 25/02/2021
Docapesca vai
construir novo
edifício em Sines
A empresa pública Docapesca acaba de lançar um novo concurso público para a construção de um edifício de apoio à trasfega de pescado do cerco no porto de pesca de Sines, no valor de 936 mil euros.
07h00 - quarta, 24/02/2021
Câmara de Sines recolhe
veículos abandonados
A Câmara de Sines promoveu, no passado ano de 2020, a remoção de 15 veículos em fim de vida para as instalações da ValorSines, além de terem sido retirados 23 veículos da via pública pelos seus proprietários.
07h00 - segunda, 22/02/2021
Sines aprova novas medidas
de apoio contra a Covid-19
A Câmara de Sines aprovou, no final da passada semana, um novo pacote de medidas para combater os impactos da pandemia da Covid-19 nas famílias, na economia e no funcionamento das instituições do concelho.
07h00 - quinta, 18/02/2021
Câmara de Sines
distribui máscaras
pela população
A Câmara de Sines já iniciou a terceira campanha de distribuição de máscaras nos domicílios do concelho, como medida preventiva da propagação da Covid-19.

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial