07h00 - quinta, 14/01/2021

Central da EDP em Sines
fecha esta quinta-feira

Central da EDP em Sines fecha esta quinta-feira

A central termoeléctrica a carvão da EDP em Sines completa nesta quinta-feira, 14, o seu último dia de actividade, encerrando depois após 35 anos de operação no Litoral Alentejano e deixando cerca de 500 trabalhadores directos e indirectos com o "futuro incerto".
Em comunicado enviado ao "SW", a EDP lembra que a central de Sines, a maior de Portugal, vai fechar depois de ter tido "um papel estratégico no abastecimento de energia do país e na segurança do sistema eléctrico nacional".
"Um contributo que foi diminuindo face à crescente produção de energia a partir de fontes renováveis e que termina agora, em alinhamento com os compromissos de descarbonização e de transição energética da empresa e da economia nacional", acrescenta a mesma fonte.
Apesar do encerramento, a EDP assume o compromisso de "manter a sua ligação a Sines e às comunidades locais", anunciando o projecto "FAS – Futuro Activo Sines", com duas frentes de trabalho "através das quais pretende desenvolver uma série de iniciativas que possam contribuir para uma reconversão da economia e emprego na região".
No âmbito deste projecto, está a ser desenvolvido um estudo prospectivo da economia local pela Universidade de Évora em parceria com o Instituto Superior Técnico.
"Este trabalho de avaliação, que conta com a auscultação de diversas entidades da região, tem como objectivo avaliar e identificar as oportunidades mais dinâmicas para potenciar o desenvolvimento social e económico daquele território", revela a EDP.
A empresa eléctrica acrescenta que uma segunda frente de trabalho no FAS "envolve a criação de um Gabinete Local de Encaminhamento Social (GLES)", em parceria com a Câmara de Sines e com o IEFP, "que pretende, numa fase inicial, dar apoio directo aos trabalhadores da central de Sines, incluindo os seus agregados familiares, e alargar esse apoio à restante população local numa fase posterior".
"Este gabinete, que irá funcionar no Sines Tecnopólo, irá assim funcionar como uma espécie de plataforma a partir da qual se desenvolvem outras medidas incluídas neste projecto 'Futuro Activo Sines'", explica a EDP.
Entre essas iniciativas, acrescenta a mesma fonte, está previsto o "NAU", um programa de apoio ao empreendedorismo "que irá seleccionar, apoiar e acelerar projectos para pequenos negócios locais".
Em paralelo, a EDP "compromete-se a manter durante o próximo ano os seus programas de investimento social no território, como é o caso do 'Partilha com Energia' (que envolve escolas da região), do 'Tradições' (para apoio às artes e ofícios locais) e da doação de viaturas".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/02/2021
Câmara de Sines recolhe
veículos abandonados
A Câmara de Sines promoveu, no passado ano de 2020, a remoção de 15 veículos em fim de vida para as instalações da ValorSines, além de terem sido retirados 23 veículos da via pública pelos seus proprietários.
07h00 - segunda, 22/02/2021
Sines aprova novas medidas
de apoio contra a Covid-19
A Câmara de Sines aprovou, no final da passada semana, um novo pacote de medidas para combater os impactos da pandemia da Covid-19 nas famílias, na economia e no funcionamento das instituições do concelho.
07h00 - quinta, 18/02/2021
Câmara de Sines
distribui máscaras
pela população
A Câmara de Sines já iniciou a terceira campanha de distribuição de máscaras nos domicílios do concelho, como medida preventiva da propagação da Covid-19.
07h00 - segunda, 15/02/2021
Sines requalifica praia
da Costa do Norte
A Câmara de Sines já tem a decorrer os trabalhos de requalificação do Canto Mosqueiro e suporte à visitação da Costa do Norte, empreitada adjudicada pelo montante de 399 mil 494 euros.
08h00 - quinta, 11/02/2021
Inventário do património
do Vasco da Gama AC
continua a decorrer
A campanha de inventário do património da colectividade desportiva mais antiga de Sines, o Vasco da Gama Atlético Clube, continua em andamento, revela a Câmara Municipal.

Data: 12/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial