07h00 - segunda, 25/01/2021

Odemira aprova projecto de
voluntariado jovem internacional

Odemira aprova projecto de voluntariado jovem internacional

O concelho de Odemira vai receber, a partir de Abril e durante um ano, seis jovens de vários países da Europa, ao passo que seis jovens odemirenses irão participar em projectos europeus durante os meses de Verão.
Estes intercâmbios vão decorrer no âmbito do novo projecto de voluntariado jovem internacional da Câmara de Odemira, que tem como tema "Regenerar Odemira", e será implementado entre 2021 e 2022, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.
De acordo com a autarquia odemirense, e enquanto "território de acolhimento", o projecto "visa envolver jovens de diferentes países europeus" na "construção e revitalização do território" através de três organizações locais": a Rota Vicentina, o Gaia Alentejo e o PROJECT EARTH - Associação para a Valorização Sustentável de Regiões de Convergência.
A mesma fonte recorda que "Regenerar Odemira" é o quarto projecto da autarquia "submetido e aprovado no âmbito dos programas de voluntariado internacional" e "pretende fortalecer o trabalho na área da juventude no concelho, através da criação de espaços onde os jovens possam ser criadores de dinâmicas".
Desta forma, acrescenta, será possível despertar "a consciência" dos mais jovens "para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, ecologia e ambiente, preservação do património, tradições e cultura local, regeneração das florestas, inclusão e solidariedade".
Em simultâneo, "pretende-se estimular os jovens de Odemira e de outros países para uma cidadania activa, através de iniciativas desenvolvidas nas comunidades que os acolhem.
A Câmara de Odemira frisa que desde 2015, primeiro ano em que os municípios puderam participar neste tipo de iniciativas, "que Odemira conta com projectos europeus de voluntariado jovem, que envolveu cerca de 200.000 euros para a sua execução".
Desde então, o território odemirense recebeu 19 jovens de 11 nacionalidades (Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Espanha, França, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e Turquia) e 13 jovens odemirenses viveram e participaram em projectos de sete países (Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Hungria e Suécia).
Até final de 2020 os projectos europeus de voluntariado jovem aconteciam no âmbito do programa "Erasmus + Youth in Action", sendo que partir deste ano, e até 2027, o novo programa em vigor denomina-se "Corpo Europeu de Solidariedade".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial