A Câmara de Grândola aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um novo pacote de medidas municipais extraordinárias de apoio à população, instituições e empresas no âmbito do combate à pandemia da Covid-19 e dos seus efeitos no concelho.
Em comunicado, a autarquia revela que "a segurança" da população e "o apoio aos profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, instituições do sector social" e aos "trabalhadores voltaram a ser as prioridades da acção da autarquia".
A mesma fonte acrescenta que a Câmara Municipal está agora melhor preparada "para enfrentar esta nova vaga do que em Março" de 2020.
Entre as medidas aprovadas para apoio à população, destaque para a manutenção do programa "Grândola Ainda Mais Solidária", para apoio à população idosa e dependente na aquisição de bens de primeira necessidade e medicamentos, da monitorização e apoio aos idosos inscritos nos programas de envelhecimento activo e do apoio de emergência a famílias carenciadas devidamente assinaladas.
A Câmara de Grândola vai também garantir o fornecimento de refeições aos alunos dos escalões A e B durante o encerramento das escolas, isentar o valor total da facturação dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos aos consumidores do tarifário social doméstico de Janeiro a Março, suspender os cortes de água.
A par disto, a autarquia da "vila morena" vai manter a Linha de Apoio Psicológico, o apoio a doentes infectados com Covid-19 sem suporte familiar, a desinfecção e higienização regular de espaços públicos, disponibilizar máscaras e soluções desinfectantes, assim como álcool-gel junto aos terminais multibanco situados no exterior.
No quadro dos apoios às instituições, o município decidiu manter a disponibilização gratuita de alojamento a profissionais de saúde e o apoio logístico à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.
As medidas aprovadas prevêem ainda manter o fornecimento de equipamentos de protecção individual às instituições sociais, forças de segurança e socorro, manter o apoio às IPSS e manter os apoios aos clubes e associações.
Finalmente, na área dos apoios à economia local e empresas, a Câmara de Grândola vai manter durante o ano de 2021 as campanhas de apoio ao comércio tradicional e restauração "Compro em Grândola" e "Como em Grândola", isentar até Dezembro de 2021 o pagamento de taxas referentes à ocupação do espaço público e publicidade aos detentores de estabelecimentos comerciais, e isentar o pagamento de rendas dos espaços municipais arrendados ou concessionados que foram encerrados entre Janeiro e Março.
A autarquia vai ainda reduzir em 50% o valor da renda de espaços municipais arrendados ou concessionados nos sectores da restauração, bebidas e afins entre Janeiro e Março, disponibilizar dispensadores de pé de soluções desinfectantes aos restaurantes e snack-bares locais, e divulgar nos meios municipais as empresas/serviços que se encontram em funcionamento.