07h00 - terça, 02/02/2021

Grândola aprova
medidas de apoio
contra a Covid-19

Grândola aprova medidas de apoio contra a Covid-19

A Câmara de Grândola aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um novo pacote de medidas municipais extraordinárias de apoio à população, instituições e empresas no âmbito do combate à pandemia da Covid-19 e dos seus efeitos no concelho.
Em comunicado, a autarquia revela que "a segurança" da população e "o apoio aos profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, instituições do sector social" e aos "trabalhadores voltaram a ser as prioridades da acção da autarquia".
A mesma fonte acrescenta que a Câmara Municipal está agora melhor preparada "para enfrentar esta nova vaga do que em Março" de 2020.
Entre as medidas aprovadas para apoio à população, destaque para a manutenção do programa "Grândola Ainda Mais Solidária", para apoio à população idosa e dependente na aquisição de bens de primeira necessidade e medicamentos, da monitorização e apoio aos idosos inscritos nos programas de envelhecimento activo e do apoio de emergência a famílias carenciadas devidamente assinaladas.
A Câmara de Grândola vai também garantir o fornecimento de refeições aos alunos dos escalões A e B durante o encerramento das escolas, isentar o valor total da facturação dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos aos consumidores do tarifário social doméstico de Janeiro a Março, suspender os cortes de água.
A par disto, a autarquia da "vila morena" vai manter a Linha de Apoio Psicológico, o apoio a doentes infectados com Covid-19 sem suporte familiar, a desinfecção e higienização regular de espaços públicos, disponibilizar máscaras e soluções desinfectantes, assim como álcool-gel junto aos terminais multibanco situados no exterior.
No quadro dos apoios às instituições, o município decidiu manter a disponibilização gratuita de alojamento a profissionais de saúde e o apoio logístico à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.
As medidas aprovadas prevêem ainda manter o fornecimento de equipamentos de protecção individual às instituições sociais, forças de segurança e socorro, manter o apoio às IPSS e manter os apoios aos clubes e associações.
Finalmente, na área dos apoios à economia local e empresas, a Câmara de Grândola vai manter durante o ano de 2021 as campanhas de apoio ao comércio tradicional e restauração "Compro em Grândola" e "Como em Grândola", isentar até Dezembro de 2021 o pagamento de taxas referentes à ocupação do espaço público e publicidade aos detentores de estabelecimentos comerciais, e isentar o pagamento de rendas dos espaços municipais arrendados ou concessionados que foram encerrados entre Janeiro e Março.
A autarquia vai ainda reduzir em 50% o valor da renda de espaços municipais arrendados ou concessionados nos sectores da restauração, bebidas e afins entre Janeiro e Março, disponibilizar dispensadores de pé de soluções desinfectantes aos restaurantes e snack-bares locais, e divulgar nos meios municipais as empresas/serviços que se encontram em funcionamento.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 04/03/2021
Câmara de Grândola
requalifica espaço de
lazer do Bairro do Arneiro
A Câmara de Grândola já aprovou o projecto para a requalificação do espaço lúdico e de lazer do Bairro do Arneiro, que representa um investimento a rondar os 270 mil euros.
07h00 - quarta, 03/03/2021
Grândola requalifica Estrada Municipal 543
A Câmara de Grândola aprovou na passada semana a abertura do concurso público da primeira fase de beneficiação da Estrada Municipal (EM) 543, no troço entre a Aldeia da Justa e o entroncamento para os Cadoços, com o preço-base de 743 mil euros.
08h00 - terça, 02/03/2021
"Mês da Juventude"
no concelho de Grândola
A Câmara de Grândola promove a partir desta terça-feira, 2, mais uma edição do "Mês da Juventude", desta feita com uma programação exclusivamente em formato digital e dedicada às áreas musical, desportiva, recreativa, cultural e da saúde física e mental.
07h00 - segunda, 01/03/2021
Concurso municipal
de leitura em Grândola
Arranca nesta segunda-feira, 1, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura em Grândola, que decorre até sexta-feira, 5, e contará com a participação de 27 alunos de vários estabelecimentos de ensino do concelhi.
07h00 - quinta, 25/02/2021
CIMAL avaliou vacinação
contra Covid com o Governo
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano participou esta quarta-feira, 24, na reunião por vídeo-conferência onde foi feito o "ponto de situação" do processo de vacinação contra a Covid-19 na região.

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial