Grândola foi o primeiro concelho do Alentejo Litoral onde começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 pessoas com 80 e mais anos e acima dos 50 e com doenças associadas, sendo que até esta sexta-feira, 12, são vacinados um total de 648 utentes deste município.
Os números são avançados ao "SW" pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), frisando que "os primeiros utentes a receberem a primeira dose da vacina contra a Covid", nesta quarta-feira, 10, "estavam bem dispostos, emocionados e acima de tudo esperançados em que este processo fosse o início do fim da pandemia".
Segundo a mesma fonte, o processo de vacinação em Grândola resulta de um esforço conjunto da ULSLA, através da equipa do Centro de Saúde de Grândola, da Câmara Municipal (responsável pela montagem, limpeza e segurança do centro de vacinação), das juntas de freguesia e das IPSS's do concelho, "que asseguram o transporte dos utentes sem meios próprios".
O processo de vacinação decorre até esta sexta-feira, 12, nos pavilhões do Parque de Feiras, numa estrutura montada para o efeito, com seis gabinetes de vacinação, salas de espera e de recobro.
"Ao longo destes três dias vão estar oito enfermeiros e um médico, pessoal auxiliar e administrativo afectos ao Centro de Saúde de Grândola (ULSLA) na aplicação da vacina e o Serviço Municipal de Protecção Civil que coordenará uma equipa de 10 funcionários municipais para apoio nos circuitos dos utentes", acrescenta a Unidade Local de Saúde.