08h00 - quarta, 17/02/2021

Artistas de Odemira
pedem medidas de apoio

Artistas de Odemira pedem medidas de apoio

A Plataforma Arte e Cultura de Odemira (PACO) defende a criação de um fundo de apoio social de emergência para os trabalhadores residentes no concelho que vivem "exclusivamente da actividade artística" e estejam, devido à pandemia da Covid-19, "sem rendimentos ou com subsídios de sobrevivência".
A proposta surge no manifesto da PACO, enviado ao "SW", onde os seus membros lembram que a actual situação pandémica causou uma "profunda crise" nas estruturas e criadores locais, "agravando em muito a precária situação da sua existência".
Nesse sentido, a PACO defende a criação de um fundo de apoio social de emergência para trabalhadores residentes no concelho de Odemira que vivem "exclusivamente da actividade artística" e estejam, "por esse motivo, sem rendimentos ou com subsídios de sobrevivência".
A proposta da PACO passa por um fundo de apoio que seja "de natureza não concorrencial" e "sem contrapartidas em termos de apresentações e espectáculos", "simplificado e não burocrático".
Deve ser uma "medida pontual e extraordinária para acudir a uma situação de grande gravidade, como a que é vivida por aqueles que perderam os seus rendimentos", acrescenta a Plataforma, que pretende também "estabelecer um diálogo com a autarquia e outros agentes locais, com vista a estreitar a comunicação entre os diversos agentes culturais e a identificação de situações com carácter de urgência".
A criação de uma "plataforma de discussão e intervenção nas políticas culturais locais que sirva para a dinamização construída do seu tecido cultural" é outra das reivindicações da PACO, que pretende igualmente que "seja melhorada e cumprida a legislação sobre reagendamentos e cancelamentos por parte das entidades públicas e instituições culturais com financiamento público", por forma a que estas "paguem a 100% todas as actividades de todas as áreas profissionais da cultura, sejam elas preparatórias, formativas, de mediação, com ou sem apresentação pública, canceladas ou adiadas".
"O adiamento das actividades com pagamento posterior não é solução. Vivemos todos os dias e não podemos adiar as contas de cada mês", justifica o comunicado da PACO.
A Plataforma mostra-se também disponível para "criar colectivamente objectos artísticos que se podem traduzir em espectáculos/performances multidisciplinares", apoiando "a organização (ou financiamento para a organização) de um festival virtual com os artistas do concelho de Odemira, num novo formato artístico de emissões semanais, em streaming e nas rádios locais", com "teatro, circo, música, performance, poesia e artes visuais até não ser possível apresentações públicas".
A PACO propõe-se ainda a organizar um "Festival no Verão", que cumpra com as normas impostas pela Direcção Geral da Saúde e seja "financiado e apoiado pelo Município [de Odemira] com contratação de artistas locais".
A par disto, a Plataforma solicita "a renovação do 'Animar o Verão', com investimento em todas as freguesias e agentes locais", e apela "à contratação preferencial, por parte do Município, de profissionais e estruturas do concelho durante o período de um ano".
A PACO nasceu da iniciativa conjunta de diversos membros da sociedade civil e tem como objectivo primordial "dar visibilidade às reivindicações que têm vindo a ser feitas por diversas estruturas formais e informais do sector da cultura".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 05/03/2021
Parceria entre CM Odemira e CTT para apoiar PME's
A Câmara de Odemira e a empresa CTT – Correios de Portugal acabam de estabelecer uma parceria, no sentido de apoiar as pequenas e médias empresas (PME's) do concelho "na adopção rápida e eficaz de novos canais de venda digitais como alternativa aos canais de vendas tradicionais".
07h00 - quinta, 04/03/2021
Câmara de Odemira assinala Dia da Protecção Civil
A Câmara de Odemira vai assinalar, ao longo deste mês de Março, o Dia Internacional da Protecção Civil, comemorado em Portugal a 1 de Março, com uma série de iniciativas ligadas a esta área.
07h00 - quinta, 04/03/2021
CM Odemira distinguida como
"Município Amigo do Desporto"
A Câmara de Odemira foi distinguida com o galardão de "Município Amigo do Desporto", atribuído pela plataforma Cidade Social com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
07h00 - quinta, 04/03/2021
Formação sobre
saúde mental no desporto
em Odemira
"Saúde Mental no Desporto" é o tema da acção de formação que a Câmara de Odemira promove nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de Março, a segundo no âmbito do Ciclo de Formação Desportiva previsto para este ano de 2021.
07h02 - quarta, 03/03/2021
GNR apreende pescado
na Zambujeira do Mar
O Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Vila Nova de Milfontes da GNR apreendeu na segunda-feira, 1, 43,4 quilos de pescado diverso e de polvo vulgar na lota do portinho da Entrada da Barca, na Zambujeira do Mar (Odemira).

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial