16h19 - quinta, 18/02/2021

Covid: Surto no lar de
S. Martinho das Amoreiras
causa três mortes

Covid: Surto no lar de S. Martinho das Amoreiras causa três mortes

O surto de Covid-19 no lar da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, já provocou a morte a três idosos, estando 22 utentes e sete funcionárias infectados, confirmou esta quinta-feira, 18, o presidente da instituição.
Em declarações ao "SW", o presidente da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, Manuel Loução, disse haver "três fatalidades a lamentar" entre os 25 utentes infectados.
Os três óbitos ocorreram quando os três idosos, dois homens e uma mulher, "já estavam internados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja", disse.
De acordo com este responsável, um dos utentes que faleceu fazia parte do grupo de sete idosos que, a 8 de Fevereiro, foi transferido para a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada na Base Aérea n.º 11, em Beja.
"Os outros dois óbitos, um senhor e uma senhora, estavam no nosso lar antes de serem internados em Beja", acrescentou.
O surto na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, distrito de Beja, foi detectado a 28 de Janeiro.
Na altura foram identificados 24 casos de Covid-19, 17 entre os utentes e mais sete funcionárias.
O facto de a unidade se encontrar "em obras" levou a que as autoridades de saúde determinassem que sete dos utentes infetados, quatro homens e três mulheres, fossem transferidos a 8 de Fevereiro para EAR na Base Aérea de Beja, onde actualmente ainda se encontram cinco idosos.
De momento, a ERPI de São Martinho das Amoreiras tem 22 utentes infectados com Covid-19 e um com resultado negativo.
Entre as 29 colaboradoras que fazem parte do quadro de pessoal do lar encontram-se infectadas sete.
Manuel Loução revelou ainda que os utentes e colaboradores da instituição estão a ser testados à Covid-19 novamente "nos dias de hoje e amanhã".
"Esperamos que o número de casos positivos venha a baixar", disse.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 05/03/2021
Parceria entre CM Odemira e CTT para apoiar PME's
A Câmara de Odemira e a empresa CTT – Correios de Portugal acabam de estabelecer uma parceria, no sentido de apoiar as pequenas e médias empresas (PME's) do concelho "na adopção rápida e eficaz de novos canais de venda digitais como alternativa aos canais de vendas tradicionais".
07h00 - quinta, 04/03/2021
Câmara de Odemira assinala Dia da Protecção Civil
A Câmara de Odemira vai assinalar, ao longo deste mês de Março, o Dia Internacional da Protecção Civil, comemorado em Portugal a 1 de Março, com uma série de iniciativas ligadas a esta área.
07h00 - quinta, 04/03/2021
CM Odemira distinguida como
"Município Amigo do Desporto"
A Câmara de Odemira foi distinguida com o galardão de "Município Amigo do Desporto", atribuído pela plataforma Cidade Social com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
07h00 - quinta, 04/03/2021
Formação sobre
saúde mental no desporto
em Odemira
"Saúde Mental no Desporto" é o tema da acção de formação que a Câmara de Odemira promove nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de Março, a segundo no âmbito do Ciclo de Formação Desportiva previsto para este ano de 2021.
07h02 - quarta, 03/03/2021
GNR apreende pescado
na Zambujeira do Mar
O Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Vila Nova de Milfontes da GNR apreendeu na segunda-feira, 1, 43,4 quilos de pescado diverso e de polvo vulgar na lota do portinho da Entrada da Barca, na Zambujeira do Mar (Odemira).

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial