16h19 - quinta, 18/02/2021

Covid: Surto no lar de
S. Martinho das Amoreiras
causa três mortes

Covid: Surto no lar de S. Martinho das Amoreiras causa três mortes

O surto de Covid-19 no lar da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, já provocou a morte a três idosos, estando 22 utentes e sete funcionárias infectados, confirmou esta quinta-feira, 18, o presidente da instituição.
Em declarações ao "SW", o presidente da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, Manuel Loução, disse haver "três fatalidades a lamentar" entre os 25 utentes infectados.
Os três óbitos ocorreram quando os três idosos, dois homens e uma mulher, "já estavam internados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja", disse.
De acordo com este responsável, um dos utentes que faleceu fazia parte do grupo de sete idosos que, a 8 de Fevereiro, foi transferido para a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada na Base Aérea n.º 11, em Beja.
"Os outros dois óbitos, um senhor e uma senhora, estavam no nosso lar antes de serem internados em Beja", acrescentou.
O surto na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, distrito de Beja, foi detectado a 28 de Janeiro.
Na altura foram identificados 24 casos de Covid-19, 17 entre os utentes e mais sete funcionárias.
O facto de a unidade se encontrar "em obras" levou a que as autoridades de saúde determinassem que sete dos utentes infetados, quatro homens e três mulheres, fossem transferidos a 8 de Fevereiro para EAR na Base Aérea de Beja, onde actualmente ainda se encontram cinco idosos.
De momento, a ERPI de São Martinho das Amoreiras tem 22 utentes infectados com Covid-19 e um com resultado negativo.
Entre as 29 colaboradoras que fazem parte do quadro de pessoal do lar encontram-se infectadas sete.
Manuel Loução revelou ainda que os utentes e colaboradores da instituição estão a ser testados à Covid-19 novamente "nos dias de hoje e amanhã".
"Esperamos que o número de casos positivos venha a baixar", disse.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 03/03/2021
Alunos de Santiago
no concurso de leitura
Já estão apurados os 16 alunos que vão representar o concelho de Santiago do Cacém para a fase intermunicipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que visa, entre outros objectivos, "estimular o gosto e o prazer da leitura".
08h00 - terça, 02/03/2021
Freguesia de Abela vai
ter novo posto de saúde
A Câmara de Santiago do Cacém e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) assinaram, na passada semana, um protocolo para a cedência de um terreno com vista à construção de um novo pólo de saúde na freguesia de Abela, investimento avaliado em cerca de 140 mil euros.
08h00 - terça, 02/03/2021
Junta de S.to André e APA
apoiam Banco Alimentar
A Junta de Freguesia de Santo André (JFSA), no concelho de Santiago do Cacém, e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) promoveram uma acção solidária para com o Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal, sediado em Vila Nova de Santo André.
07h00 - segunda, 01/03/2021
Cine-teatro de Ermidas
vai ser requalificado
A Câmara de Santiago do Cacém e o Grémio Ermidense 1º de Agosto, de Ermidas-Sado, estabeleceram na passada semana um protocolo visando a transformação do Cine-teatro Vitória em centro cultural multiusos, investimento a rondar os 1,4 milhões de euros.
07h00 - sexta, 26/02/2021
Hospital do Litoral retoma
actividade normal em Março
O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, deverá retomar a sua actividade "normal", nomeadamente consultas, cirurgias programadas e de ambulatório, já no próximo mês de Março.

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial