16h19 - quinta, 18/02/2021

Covid: Surto no lar de
S. Martinho das Amoreiras
causa três mortes

Covid: Surto no lar de S. Martinho das Amoreiras causa três mortes

O surto de Covid-19 no lar da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, já provocou a morte a três idosos, estando 22 utentes e sete funcionárias infectados, confirmou esta quinta-feira, 18, o presidente da instituição.
Em declarações ao "SW", o presidente da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, Manuel Loução, disse haver "três fatalidades a lamentar" entre os 25 utentes infectados.
Os três óbitos ocorreram quando os três idosos, dois homens e uma mulher, "já estavam internados no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja", disse.
De acordo com este responsável, um dos utentes que faleceu fazia parte do grupo de sete idosos que, a 8 de Fevereiro, foi transferido para a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada na Base Aérea n.º 11, em Beja.
"Os outros dois óbitos, um senhor e uma senhora, estavam no nosso lar antes de serem internados em Beja", acrescentou.
O surto na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, distrito de Beja, foi detectado a 28 de Janeiro.
Na altura foram identificados 24 casos de Covid-19, 17 entre os utentes e mais sete funcionárias.
O facto de a unidade se encontrar "em obras" levou a que as autoridades de saúde determinassem que sete dos utentes infetados, quatro homens e três mulheres, fossem transferidos a 8 de Fevereiro para EAR na Base Aérea de Beja, onde actualmente ainda se encontram cinco idosos.
De momento, a ERPI de São Martinho das Amoreiras tem 22 utentes infectados com Covid-19 e um com resultado negativo.
Entre as 29 colaboradoras que fazem parte do quadro de pessoal do lar encontram-se infectadas sete.
Manuel Loução revelou ainda que os utentes e colaboradores da instituição estão a ser testados à Covid-19 novamente "nos dias de hoje e amanhã".
"Esperamos que o número de casos positivos venha a baixar", disse.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 04/03/2021
Câmara de Alcácer
repara estrada
de Rio de Moinhos
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, na passada semana, o projecto e a abertura de concurso público para a remodelação da Estrada Municipal (EM) 1119 para a localidade de Rio de Moinhos.
07h00 - sexta, 26/02/2021
Centro Cultural em
Alcácer do Sal vai
ser requalificado
O edifício que acolhe o Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado (CCBSJOQ), em Alcácer do Sal, vai ser requalificado, num projecto avaliado em 689 mil euros que será candidatado a apoio comunitário.
07h00 - segunda, 22/02/2021
Obras concluídas
no centro do Torrão
A Câmara de Alcácer do Sal já concluiu as obras de requalificação do centro histórico do Torrão, incluídas no Plano de Mobilidade da vila e avaliadas em pouco mais de 454 mil euros.
08h00 - quarta, 17/02/2021
Obras nas piscinas
cobertas de Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal já iniciou a empreitada de renovação da piscina coberta, num investimento municipal avaliado em pouco mais de 491 mil euros que tem comparticipação comunitária de 85%.
08h00 - terça, 16/02/2021
Autarca de Alcácer
reuniu com ministro
das Infra-estruturas
O presidente da Câmara de Alcácer do Sal e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), reuniu nesta segunda-feira, 15, por video-conferência, com o ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Data: 26/02/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial