08h00 - sexta, 19/02/2021

Câmara de Santiago alarga
medidas de apoio contra a Covid-19

Câmara de Santiago alarga medidas de apoio contra a Covid-19

A Câmara de Santiago do Cacém decidiu nesta quinta-feira, 18, em reunião do executivo municipal, alargar o âmbito das medidas "extraordinárias e de carácter urgente" para o apoio social e económico no combate à pandemia da Covid-19.
"Face ao contexto actual da situação epidemiológica em Portugal e na nossa região, impõe-se aditar as medidas adoptadas com efeitos retroativos a 1 de Janeiro de 2021 para que, no âmbito da declaração do Estado de Emergência, a doença tenha o menor impacto possível no rendimento das famílias", justifica a autarquia em comunicado enviado ao "SW".
Nesse sentido, foi decidido isentar do pagamento do direito de superfície as micro e pequenas empresas instaladas nos parques empresariais municipais entre Janeiro e Março, assim como isentar do pagamento de rendas os espaços municipais arrendados ou concessionados para fins comerciais integrados nos sectores cuja actividade "foi encerrada ou suspensa, ainda que se encontrem a funcionar exclusivamente em regime de take-away", de Janeiro a Março.
A par deste aditamento mantêm-se as medidas extraordinárias, cuja renovação aconteceu pela terceira vez no passado dia 12 de Janeiro, "com o objectivo não só prevenir, conter e mitigar a transmissão da infecção, como também minimizar os efeitos colaterais da pandemia, protegendo as empresas, sobretudo os pequenos empresários em nome individual, de forma a defender o emprego, os postos de trabalho, e criar condições para que seja assegurado, na medida do possível, o rendimento das famílias", acrescenta a Câmara de Santiago do Cacém.
Entre estas medidas está a isenção do pagamento de rendas referentes aos espaços municipais arrendados ou concessionados para fins comerciais integrados nos sectores que foram encerrados durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, e a redução em 50% do pagamento de rendas referentes aos espaços municipais arrendados ou concessionados para fins comerciais integrados nos sectores de restauração, bebidas e afins de Janeiro a Março.
A isenção do pagamento das tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos nos tarifários sociais e de famílias numerosas nos meses Janeiro, Fevereiro e Março, e a isenção do pagamento das tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos para todas as IPSS e outras instituições equiparadas, bem como as associações de bombeiros de Janeiro a Março, são outras das medidas que continuam em vigor.
A Câmara de Santiago do Cacém vai também manter o fornecimento gratuito de equipamentos de protecção individual a bombeiros, profissionais de saúde, forças de segurança e funcionários de IPSS, o apoio de emergência a famílias carenciadas devidamente assinaladas, e os apoios previstos em protocolos estabelecidos com o movimento associativo, mesmo durante a paragem nas actividades.
Outras das medidas em vigor são o fornecimento de soluções desinfectantes nos dispensadores junto de todos os terminais de multibanco do concelho, que se encontrem instalados em espaço exterior, a prossecução da campanha "Ajude a Economia Local, compre no Comércio Tradicional", e a entrega de duas máscaras reutilizáveis, por mês e por pessoa, a beneficiários do rendimento social de inserção e beneficiários de pensão social do regime não contributivo, durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira promove
cidadania ambiental
Alertar as comunidades "para o problema dos resíduos", para que os cidadãos "se tornem agentes de mudança", é o grande objetivo do projeto "A Rua é Tua! Tu decides!", promovido pela Câmara de Odemira em parceria com as juntas de freguesia e a associação Zero.
07h00 - sexta, 18/06/2021
Odemira e Aljezur contestam corte de água de Santa Clara a pequenos consumidores
As câmaras de Odemira e de Aljezur vieram a público contestar o corte do fornecimento de água a partir da barragem de Santa Clara aos pequenos consumidores, considerando que esta decisão coloca negócios, pequenas hortas e a criação de animais "em risco".
07h00 - quinta, 17/06/2021
Visitas às obras dos lares
de S. Teotónio e S. Martinho
Uma comitiva liderada pela presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, visitou, na passada semana, as obras de ampliação e remodelação dos lares de idosos de São Teotónio e de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - quinta, 17/06/2021
Atleta de São Luís
campeão do Alentejo
Decorreram no passado dia 10 de junho, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, os Campeonatos de Atletismo do Alentejo em Pista, com a participação da equipa da Casa do Povo de São Luís (CPSL) e de um atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO).
07h00 - quarta, 16/06/2021
Odemira com "expetativas altas"
para época balnear de 2021
A Câmara de Odemira confia que sejam muitos os turistas a visitar as praias do concelho durante o verão de 2021, à imagem do que sucedeu no ano anterior.

Data: 18/06/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial