07h00 - segunda, 01/03/2021

Câmara de Odemira vai
apoiar quem vive das artes

Câmara de Odemira vai apoiar quem vive das artes

O recente pacote de medidas de apoio aprovado pela Câmara de Odemira para fazer face aos impactos da pandemia da Covid-19 também inclui "medidas de apoio extraordinário à actividade cultural e a quem dependa exclusivamente dessa actividade", revela ao "SW" o presidente da autarquia.
José Alberto Guerreiro reage desta forma às reivindicações apresentadas no manifesto da Plataforma Arte e Cultura de Odemira (PACO), divulgado pelo "SW" na sua edição anterior, onde os artistas odemirenses defendem, entre outras acções, a criação, por parte da Câmara Municipal, de um fundo de apoio social de emergência para trabalhadores residentes no concelho que vivem "exclusivamente da atividade artística" e estejam, "por esse motivo, sem rendimentos ou com subsídios de sobrevivência".
Na resposta, o autarca socialista lembra que a Câmara de Odemira deliberou, a 5 de Fevereiro, "a criação de um pacote de medidas de apoio extraordinário face ao período de estado de calamidade que vivemos em consequência da pandemia de Covid-19".
José Alberto Guerreiro acrescenta que esse novo pacote inclui "medidas de apoio extraordinário à actividade cultural e a quem dependa exclusivamente dessa actividade, estando em fase de regulamentação".
No manifesto, a PACO defendeu ainda a criação de uma "plataforma de discussão e intervenção nas políticas culturais locais que sirva para a dinamização construída do seu tecido cultural".
"A Câmara de Odemira já havia desafiado os agentes locais para a criação desta plataforma e está sempre disponível para a discussão e preparação de ações culturais ou quaisquer outras com os agentes locais", responde José Alberto Guerreiro.
Outra das propostas da PACO é a organização de um festival no Verão que cumpra com as normas impostas pela Direção Geral da Saúde e seja "financiado e apoiado pelo Município [de Odemira] com contratação de artistas locais", algo que, segundo o autarca odemirense, "depende de múltiplos fatores imprevisíveis neste momento".
Ainda assim, José Alberto Guerreiro garante estar "receptivo a propostas concretas e discussão das mesmas com a PACO e as autoridades de saúde e segurança".
"Relembro que em reunião com os agentes locais realizada no cine-teatro já havia garantido que apoiaria uma iniciativa conjunta dos agentes culturais locais, o que até agora não foi possível concretizar, mas continua viva a garantia de apoio, em data e condições a acordar", sublinha.
O presidente da Câmara de Odemira frisa igualmente que o orçamento municipal para 2021 "inclui" o "Animar o Verão" em "moldes idênticos aos desenvolvidos em 2020, tendo sido preferidos as entidades e artistas locais".
Tal opção está igualmente "a acontecer no programa já em curso 'Cultura com Todos' e irá acontecer na comemoração do 'Abril em Odemira 2021'", acrescenta.
Todas estas propostas irão ser analisadas na reunião que José Alberto Guerreiro irá ter brevemente com representantes da PACO e agentes culturais locais, anuncia o autarca.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h01 - sexta, 16/04/2021
Covid-19. CM Odemira considera "injustas" medidas aplicadas ao concelho
A Câmara de Odemira "discorda das medidas adotadas" pelo Governo relativamente à pandemia da Covid-19, que farão o concelho regredir, a partir de segunda-feira, 19, no plano de desconfinamento em curso no país, exigindo que seja revista "imediatamente a metodologia de cálculo dos indicadores que serviram de base à decisão".
07h00 - sexta, 16/04/2021
Odemira regressa à primeira fase de desconfinamento
O concelho de Odemira vai voltar às regras da primeira fase de desconfinamento a partir de segunda-feira, 19, enquanto os restantes quatro municípios do Alentejo Litoral avançam para a terceira fase, anunciou ontem o primeiro-ministro.
07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial