A Câmara de Odemira vai assinalar, ao longo deste mês de Março, o Dia Internacional da Protecção Civil, comemorado em Portugal a 1 de Março, com uma série de iniciativas ligadas a esta área.
Esta acção visa, segundo a autarquia, "dar a conhecer o trabalho desenvolvido no concelho, a reestruturação e investimentos no âmbito do Serviço Municipal de Protecção Civil e apoio às corporações de bombeiros locais".
A mesma fonte acrescenta que o arranque da iniciativa foi marcado pelo acompanhamento ao início da vacinação contra a Covid-19 no concelho, a decorrer no Centro de Vacinação de Odemira, na quarta-feira, 3, seguindo-se visitas aos centros de vacinação de São Teotónio, Colos, Santa Clara-a-Velha e Vila Nova de Milfontes.
Ainda no âmbito desta iniciativa, a Câmara de Odemira vai formalizar, na próxima segunda-feira, 8, a oferta de viaturas e de apoio financeiro às duas corporações de bombeiros do concelho.
Neste âmbito, os Bombeiros Voluntários de Odemira receberão o valor de 90.000 euros e os Bombeiros de Vila Nova de Milfontes o valor de 30.000 euros.
O programa inclui ainda uma visita às instalações do Serviço Municipal de Protecção Civil e Centro Operacional Municipal (9 de Março) e a participação no exercício "NeamWave", organizado no âmbito do Sistema de Alerta Precoce para a Região do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Mares Conexos, "para a testar o sistema em situação de alerta de tsunami" (dia 10).
A Câmara de Odemira tem ainda agendadas reuniões da Comissão Municipal de Protecção Civil (dia 22) e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta (dia 29).