07h00 - segunda, 08/03/2021

CM Sines defende vacinação de
trabalhadores de serviços essenciais

CM Sines defende vacinação de trabalhadores de serviços essenciais

A Câmara de Sines aprovou por unanimidade, na passada semana, uma tomada de posição defendendo que a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores dos serviços essenciais deve ser uma "prioridade".
No texto aprovado pode ler-se que "os trabalhadores das autarquias locais têm estado, desde a primeira hora, na linha da frente de combate à pandemia da Covid-19", destacando-se os "muitos trabalhadores autárquicos" que pela natureza das suas funções não podem exercer as suas funções em teletrabalho durante o confinamento.
"Os trabalhadores de serviços essenciais, com especial destaque para todo o universo dos serviços urbanos, continuaram a assegurar a prestação normal de funções tão nobres como a recolha do lixo, a limpeza urbana, o abastecimento de água, o saneamento, a manutenção de espaços verdes e vias de comunicação, a execução de empreitadas, os transportes urbanos, os serviços de protecção civil, segurança e saúde, entre outros", frisa a deliberação.
A Câmara de Sines acrescenta que "são serviços públicos importantes que não podem ser descontinuados nem sofrer nenhuma perturbação no seu normal funcionamento".
Nesse sentido, e considerando que na fase de desconfinamento estes trabalhadores continuarão, pela natureza destas funções, mais expostos ao risco de contágio, a autarquia considera ser "essencial que os trabalhadores autárquicos possam ser incluídos nos grupos prioritários no âmbito do plano de vacinação contra a Covid-19".
Reconhecendo que "a disponibilidade de vacinas é limitada e continuará a ser limitada no curto prazo", a Câmara de Sines dirige ainda à Direcção Geral de Saúde "um apelo e um convite para que, em conjunto com esta Câmara Municipal, se possa fazer um mapeamento dos serviços autárquicos mais relevantes e cujos trabalhadores se encontram mais expostos ao risco, de modo a que possam ser incluídos nos grupos prioritários de cada fase de vacinação do plano nacional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 16/04/2021
Porto de Sines cresce 10%
no primeiro trimestre de 2021
O Porto de Sines movimentou quase 12 milhões de toneladas de carga nos primeiros três meses deste ano, o que representa um crescimento de 10% face ao mesmo período de 2020, adianta fonte da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
07h00 - quinta, 15/04/2021
Câmara de Sines
restaura estátua
de Vasco da Gama
A Câmara de Sines já tem a decorrer os trabalhos de restauro da estátua de Vasco da Gama na cidade, numa intervenção realizada por uma empresa especializada e que deve estar concluída no início de Maio.
07h00 - terça, 13/04/2021
Homem resgatado a bordo
de navio fundeado em Sines
Os elementos da Estação Salva-vidas de Sines efetuaram esta segunda-feira, 12, à noite, o resgate de um homem de 51 anos, de nacionalidade indiana, que se encontrava em dificuldades a bordo de um navio que estava fundeado no Porto de Sines.
07h00 - sexta, 09/04/2021
Construção de novo
terminal de Sines
sem concorrentes
O concurso público internacional para a construção e concessão do novo terminal de contentores do Porto de Sines, designado por Terminal Vasco da Gama e avaliado em cerca de 642 milhões de euros, ficou deserto.
07h00 - quarta, 31/03/2021
Câmara de Sines entrega testes
rápidos à Covid-19 à Misericórdia
A Câmara de Sines entregou na passada semana 300 testes de antigénio, de deteção rápida do vírus que provoca a Covid-19, à Santa Casa da Misericórdia local, no âmbito do apoio às instituições do concelho no combate à propagação da pandemia.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial