07h00 - quarta, 10/03/2021

Santiago do Cacém pode receber
parque de baterias da Tesla

Santiago do Cacém pode receber parque de baterias da Tesla

A empresa Sunshining, propriedade do grupo luso-espanhol Prosolia, pretende criar no concelho de Santiago do Cacém a maior central fotovoltaica de Portugal e um dos maiores parques de baterias da Europa, num investimento que pode chegar aos 1.000 milhões de euros.
Segundo adiantou o semanário "Expresso", trata-se do "maior e mais ambicioso" projecto solar fotovoltaico a entrar em licenciamento em Portugal e que poderá, inclusive, "revolucionar o sistema eléctrico nacional".
Nesse sentido, a central "The Happy Sun is Shining" (THSiS), a instalar numa herdade com 1.200 hectares arrendada pela empresa no concelho de Santiago do Cacém, terá1.008 megawatts (MW) de potência, quase tantos como a central termoeléctrica a carvão da EDP de Sines, que deixou de laborar no passado mês de Janeiro.
O "Expresso" adiantou que a futura central deverá operar "sem qualquer subsídio nem tarifas garantidas".
A par disto, o projecto da Sunshining inclui também a criação de um parque de baterias de iões de lítio com 257 MW, que ocupará cinco hectares e que poderá vir a fornecer a marca norte-americana Tesla, "gigante mundial" na produção e venda de automóveis eléctricos.
Apesar da vontade dos investidores, o "Expresso" sublinhou que o projecto poderá demorar cerca de cinco anos até ser realidade, uma vez que são muitos os licenciamentos necessários.
Além do licenciamento ambiental, os promotores da iniciativa terão igualmente de concretizar o acordo com a REN, por forma a garantir o ponto de ligação à rede, assim como encontrar parceiros para "o avultado investimento" e contratar os fornecedores dos painéis solares e das baterias.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 08/04/2021
HLA tem dois novos postos
de carregamento elétrico
O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, disponibiliza, desde esta quarta-feira, 7 de abril, dois novos postos de carregamento duplos para viaturas elétricas.
07h00 - quinta, 08/04/2021
PEV questiona Governo sobre
central solar em Santiago
O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) questionou no Parlamento o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a pretensão de instalar uma central fotovoltaica em Vale de Água, no concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 07/04/2021
Higienização de
contentores em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, no final de março, uma nova ação de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, abrangendo um total de 1872 contentores de superfície.
07h00 - terça, 30/03/2021
Altice Portugal nega
acusações do autarca
de Santiago do Cacém
A Altice Portugal veio a público manifestar a sua "surpresa e perplexidade" perante as acusações do presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que criticou a empresa pela falta de cobertura de rede de internet e telemóvel em vários pontos do concelho.
07h00 - segunda, 29/03/2021
PCP preocupado com fecho de
Unidade de Convalescença do HLA
A Direção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP veio a público manifestar a sua "preocupação" face ao encerramento da Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial