07h00 - sexta, 12/03/2021

Sines promove
"Maré de Fado"

Sines promove "Maré de Fado"

Recuperar "o legado" das noites e encontros de fado e valorizar o património local são alguns dos objectivos da "Maré de Fado", ciclo de oito espectáculos de fado, todos em formato online, que a Câmara de Sines promove entre esta sexta-feira, 12 de Março, e o próximo dia 3 de Abril.
A iniciativa, que tem direcção artística de Carlos Soares da Silva, foi criada em 2017 e na edição de 2021 conta com a participação de 25 fadistas.
O programa de cada noite gira em torno de um tema diferente e foi gravado em locais emblemáticos do concelho, nomeadamente o Museu de Sines, a antiga estação ferroviária, a Igreja de Nossa Senhora das Salas ou o Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo.
"Esta é uma iniciativa em que, neste momento especialmente complexo na área da cultura, procuramos dinamizar a programação através dos meios que temos ao nosso dispor para chegar ao público, valorizando os nossos artistas e as nossas tradições", explica o presidente da Câmara Municipal.
Segundo Nuno Mascarenhas, é um programa que alia o "património imaterial ao património histórico e edificado, realizado com enorme profissionalismo" e cujo resultado "vai ser uma positiva surpresa para o público".
Os espectáculos terão sempre início às 21h30 e poderão ser vistos e ouvidos nas páginas da Câmara de Sines no Facebook e no Youtube, assim como nos canais dos parceiros Rádio Amália e Rádio Sines (incluindo na sua frequência).
A "Maré de Fado 2021" arranca nesta sexta-feira, 12, com Daniela Giblott, Joana Rita, Armando Casal e André Baptista a cantarem sob o tema "Histórias do Mar". No sábado, 13, será a vez de Ricardo Martins, Sofia Ramos, André Baptista e o projecto "Fado no Pé" actuarem sob o tema "O Pescador e a Fé".
Na semana seguinte, a noite de 19 de Março (sexta-feira) tem o tema "A Preparação para a Viagem" e conta com a participação de Isabel Noronha, Eva Zambujo e Tiago Correia, enquanto na noite seguinte o tema "A Partida" é o fio condutor para as actuações de Paula Cruz, Pedro Calado, Isabel Noronha e do projecto "Fado e Morna".
O terceiro fim-de-semana de "Maré de Fado" começa com Tânia Oleiro, Carolina Bila e José Geadas, que darão a sua interpretação ao tema "A Viagem" (26 de Março), ao passo que Maria da Saudade, Luís Saturnino, Tânia Oleiro e o projecto "Acordeão Fadista" actuam sob o tema "O Trabalho" (27 de Março).
A iniciativa termina no primeiro fim-de-semana de Abril, com António Pinto Basto, Joana Luz e Gustavo a cantarem o tema "A Saudade" (2 de Abril) e Nuno Amaro, Mafalda Vasques, António Pinto Basto e o projecto Miguel & João a darem voz ao tema "A Chegada" (3 de Abril).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 16/04/2021
Porto de Sines cresce 10%
no primeiro trimestre de 2021
O Porto de Sines movimentou quase 12 milhões de toneladas de carga nos primeiros três meses deste ano, o que representa um crescimento de 10% face ao mesmo período de 2020, adianta fonte da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
07h00 - quinta, 15/04/2021
Câmara de Sines
restaura estátua
de Vasco da Gama
A Câmara de Sines já tem a decorrer os trabalhos de restauro da estátua de Vasco da Gama na cidade, numa intervenção realizada por uma empresa especializada e que deve estar concluída no início de Maio.
07h00 - terça, 13/04/2021
Homem resgatado a bordo
de navio fundeado em Sines
Os elementos da Estação Salva-vidas de Sines efetuaram esta segunda-feira, 12, à noite, o resgate de um homem de 51 anos, de nacionalidade indiana, que se encontrava em dificuldades a bordo de um navio que estava fundeado no Porto de Sines.
07h00 - sexta, 09/04/2021
Construção de novo
terminal de Sines
sem concorrentes
O concurso público internacional para a construção e concessão do novo terminal de contentores do Porto de Sines, designado por Terminal Vasco da Gama e avaliado em cerca de 642 milhões de euros, ficou deserto.
07h00 - quarta, 31/03/2021
Câmara de Sines entrega testes
rápidos à Covid-19 à Misericórdia
A Câmara de Sines entregou na passada semana 300 testes de antigénio, de deteção rápida do vírus que provoca a Covid-19, à Santa Casa da Misericórdia local, no âmbito do apoio às instituições do concelho no combate à propagação da pandemia.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial