07h00 - quarta, 24/03/2021

Empresas de Odemira
são parceiras de
ciclo de conferências

Empresas de Odemira são parceiras de ciclo de conferências

A empresa Maravilha Farms e o agrupamento de produtores Lusomorango, ambos com sede em São Teotónio (Odemira), são parceiras do Centro de EstudosAplicados da Universidade Católica num fórum de discussão sobre inovação, transição digital e sustentabilidade económica, social e ambiental.
O ciclo de conferências "Conhecer para Decidir, Planear para Agir", que arranca nesta quarta-feira, 24, com a conferência "Conhecimento e Inovação e Década da Transição Digital", ocorre durante a presidência portuguesa da União Europeia e é, segundo a Maravilha Farms, "uma oportunidade de excelência para o país liderar e incitar a uma reflexão sobre o futuro, em particular de um setor estratégico no contexto económico como oagroalimentar".
A iniciativa "pretende contribuir com uma visão estratégica global, integrando na reflexão toda a cadeia de valor nas várias perspetivas geográficas", explica Luís Pinheiro, vice-presidente da Maravilha Farms para o eixo Europa & África e presidente da administração da Lusomorango.
Este responsável acrescenta que "o Pacto Ecológico Europeu introduz um novo paradigma para o desenvolvimento económico da União Europeia", sendo que "a liderança global, traduzida da ambição deste plano, reveste-se de um enorme desafio, mas também enquadra um conjunto alargado de oportunidades para o setor do agroalimentar".
Luís Pinheiro destaca ainda o facto de o consumidor europeu ambicionar "alimentos saudáveis, nutritivos, acessíveis e cada vez mais sustentáveis nas suas diferentes vertentes".
Nesse sentido, diz, "o setor do agroalimentar tem um papel essencial no desenvolvimento rural, na coesão territorial e no combate às alterações climáticas".
"A par da sustentabilidade económica, o crescimento do setor passa pelo reforço da sustentabilidade ambiental e social", conclui.
O ciclo de conferências continua na quarta-feira, 31, com o fórum "Competitividade alimentar e equilíbrio na cadeia de valor". Seguem-se as sessões "Integração social, renovação geracional e coesão territorial" (7 de abril) e "Pacto Europeu – Do prado ao prato" (14 de abril).
As conferências realizam-se sempre das 16h00 às 19h00, com acesso livre a partir do site da Lusomorango.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h01 - sexta, 16/04/2021
Covid-19. CM Odemira considera "injustas" medidas aplicadas ao concelho
A Câmara de Odemira "discorda das medidas adotadas" pelo Governo relativamente à pandemia da Covid-19, que farão o concelho regredir, a partir de segunda-feira, 19, no plano de desconfinamento em curso no país, exigindo que seja revista "imediatamente a metodologia de cálculo dos indicadores que serviram de base à decisão".
07h00 - sexta, 16/04/2021
Odemira regressa à primeira fase de desconfinamento
O concelho de Odemira vai voltar às regras da primeira fase de desconfinamento a partir de segunda-feira, 19, enquanto os restantes quatro municípios do Alentejo Litoral avançam para a terceira fase, anunciou ontem o primeiro-ministro.
07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial