07h00 - segunda, 07/06/2021

Odemira aprova moção em defesa do turismo, restauração e comércio

Odemira aprova moção em defesa do turismo, restauração e comércio

Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira aprovaram na sexta-feira, 4, por unanimidade, uma moção apresentada pelos eleitos do PS em defesa dos setores do turismo, restauração, comércio e serviços no concelho.
Segundo a moção, a enviar para o Presidente da República, primeiro-ministro e outros responsáveis, Odemira "é um concelho cuja atividade económica está muito assente no turismo, restauração, comércio e serviços", sendo que "quando o território prosperava, a pandemia Covid-19 encerrou" estes setores "antes de tudo o resto".
"Foi, igualmente, este mesmo setor, o último a abrir aquando do desconfinamento, com regras muito apertadas e com áreas de atividade que permanecem até hoje, sem data para abertura de portas", acrescenta o texto.
Assinalando a "qualidade, zelo e entrega dos empresários do turismo, restauração, comércio e serviços do concelho de Odemira", a moção destaca ainda "a dura realidade com que se deparam diariamente e a injustiça que é verem aplicadas medidas tão restritivas nestes setores que muito investiram para se adaptar a esta nova realidade e onde não se conhecem focos de contágio desde o início da pandemia, já lá vão mais de 12 meses".
Tudo isto leva os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira a "demonstrar o seu desagrado pela forma como o Governo geriu esta pandemia no concelho".
"Tendo em conta que uma percentagem significativa da população acima dos 50 anos já se encontra vacinada, pelo menos com a primeira dose da vacina, não se compreende como se podem continuar a adotar critérios absolutamente desadequados para esta fase e demasiado penalizadores para este setor que se esforça diariamente por cumprir todas as regras", frisa o texto.
Nesse sentido, continua a moção, "urge" ouvir o poder local e "proceder a uma revisão imediata dos critérios, por forma a permitir, com segurança, a retoma das atividades".
Ao mesmo tempo, a moção defende que seja criada "uma linha de apoio, a fundo perdido, para os empresários (e pessoas singulares) afetados pela cerca sanitária nas freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, em que o valor a compensar pelo Governo seja aquele que resultar da diferença entre o volume de faturação no período homólogo no ano de 2019 e o volume de faturação ocorrido durante a cerca sanitária".
A Assembleia Municipal de Odemira manifesta ainda, através da moção, "a sua mais profunda solidariedade para com os nossos empresários do turismo, restauração e comércio, congratulando-os pela sua resistência e resiliência e agradecendo o seu enorme contributo no engrandecimento do nosso concelho".
De acordo com o texto, "é esse contributo diário que nos enche de orgulho e que permite que este concelho se continue a afirmar-se como um dos principais destinos turísticos do país".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial