07h00 - sexta, 17/09/2021

"Caminhada das
Beatas" chega à praia
do Almograve

"Caminhada das Beatas" chega à praia do Almograve

Sensibilizar a população "para um consumo mais sustentável" e "para a necessidade de reduzir a produção de lixo" são dois dos objetivos da iniciativa de cariz ambiental "TheButtHike – A Caminhada das Beatas", que passa neste sábado, 18, pela praia do Almograve, no concelho de Odemira.
Trata-se de um projeto itinerante que, ao longo de todo o verão, já percorreu mais de 30 cidades e vilas portuguesas e que é dinamizada por Andreas Noa, também conhecido pelo "TheTrashTraveler", que no ano passado percorreu o país com a atividade "ThePlasticHike", alertando para o excesso de lixo, em especial o plástico.
Este ano, Andreas Noa abraçou o desafio de sensibilizar as pessoas "para a necessidade de alterar os seus hábitos como é o caso de deitar beatas para o chão, sem nunca pensar que se trata de plástico que não se degrada e cujo destino final é o mar", sublinha a Câmara de Odemira, que apoia a iniciativa, juntamente com a Junta de Freguesia de Longueira/Almograve.
A "TheButtHike – A Caminhada das Beatas" no Almograve arranca às 9h30, com uma caminhada no percurso entre a Pousada da Juventude, a "Foz dos Ouriços" e a praia do Almograve.
Após a caminhada, o lixo recolhido será analisado e terá lugar uma sessão educativa sobre alternativas sustentáveis, em que os participantes serão convidados a participar numa sessão de brainstorm para a realização de uma peça de arte a elaborar com as beatas recolhidas.
Segundo a autarquia, a peça será depois fotografada "para fazer parte da coleção 'ThePlastickHike – Verão 2021' e ficará patente ao longo de uma semana no parque de estacionamento da praia do Almograve".
A iniciativa encerra com a exibição do documentário "ThePlasticHike", no Pavilhão Multiusos do Almograve, pelas 21h00. O filme "relata" o trajeto de Andreas Noa durante o verão de 2020 por mais de 830 quilómetros, desde a praia da Foz do Minho, em Caminha, até aos areais de Vila Real de Santo António, no Algarve, enquanto recolheu lixo pelos areais.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/10/2021
Câmara e comunidade
apoiam Fluvial Odemirense
A Câmara de Odemira está a avaliar "a dimensão do apoio financeiro a atribuir" ao Clube Fluvial Odemirense (CFO), cujas instalações foram destruídas por um incêndio, que teve causa humana, na madrugada de 9 de outubro.
07h00 - terça, 26/10/2021
Câmara de Odemira vai
continuar a apoiar os bombeiros
O presidente da Câmara de Odemira afirmou que a autarquia mantém disponibilidade para continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários locais e encontrar soluções para a melhoria das condições de trabalho da corporação.
07h00 - segunda, 25/10/2021
Odemira promove
aulas de viola campaniça
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, com sede em São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, iniciou neste ano letivo um novo ciclo de ensino, "regular e gratuito", sobre a arte e tradição da viola campaniça, com aulas em sete localidades.
07h00 - domingo, 24/10/2021
Espetáculo "UNLOOP"
apresentado em São Luís
O projeto artístico interdisciplinar "UNLOOP", de David Negrão e Sara Montalvão, criado em contexto de residência artística no Alentejo, é apresentado em estreia neste domingo, 24, no Espaço Cultivamos Cultura, em São Luís.
07h00 - sexta, 22/10/2021
Performance de malabarismo
poético chega a Odemira
A zona ribeirinha de Odemira recebe neste sábado, 23, pelas 16h00, a performance de malabarismo poético "A Grande Errância", promovida no âmbito do projeto "Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo".

Data: 15/10/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial