07h00 - quarta, 27/10/2021

Concelho de Sines recebe exercício
de combate à poluição marinha

Concelho de Sines recebe exercício de combate à poluição marinha

O concelho de Sines recebe nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, o exercício de com-bate à poluição em meio marinho "Atlantic Polex.PT 2021", organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo a AMN, este exercício terá por base "a simulação de uma colisão entre dois navios a cerca de 20 milhas (aproximadamente 37 quilómetros) de Sines", da qual resul-tará "um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de grandes quantidades de crude" em alto-mar e na zona costeira, "nomeadamente no porto, na marina e em zo-nas de praia".
"O objetivo do exercício é treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de ocorrência de poluição de nível regional do 'Plano Mar Limpo' e preparar os recursos da AMN para o combate à poluição do meio marinho", acrescenta a mesma fonte.
O exercício será realizado em colaboração com outras entidades que integram o Sistema da Autoridade Marítima, com a realização de diversas ações "de contenção, recolha e limpeza de material poluente em diferentes sub-cenários".
Nesta quarta-feira, 27, tem lugar a primeira fase do exercício, que prevê a simulação de uma mancha de poluição em alto mar e as respetivas operações de contenção e recolha de material poluente.
Para este dia está igualmente agendado o seminário "Preservação do meio marinho", que vai decorrer no Centro de Artes de Sines e onde serão abordados assuntos como a polui-ção do meio marinho, além de ser apresentado o exercício de combate à poluição do mar.
Na quinta-feira, 28, irão realizar-se diversas ações de combate à poluição do mar, decor-rente da simulação do incidente de poluição marítima, sendo empenhados "diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar".
A AMN acrescenta que o "Atlantic Polex.PT 2021" é um "exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 29/11/2021
Obras de requalificação
em Vila Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira inicia, já no próximo mês de dezembro, as obras de requalificação da Avenida Custódio Braz Pacheco, que irão decorrer no âmbito do projeto de requalificação e valorização da localidade e representam um investimento de quase 838 mil euros.
07h00 - segunda, 29/11/2021
Artes promovidas
nas escolas do
concelho de Odemira
O projeto "Miragem!" está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do "mundo" das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Grupo "LuzAzul"
ao vivo em Odemira
O icónico forte de São Clemente, em Vila Nova de Milfontes, é uma das "fontes de inspiração" de "ÂMBRIA", trabalho de estreia dos "LuzAzul", atuam neste sábado, 27, pelas 21h30, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
07h00 - sábado, 27/11/2021
Caminhada em
Santa Clara-a-Velha
A freguesia de Santa Clara-a-Velha, no interior de Odemira, recebe neste sábado, 27, a caminhada "De Santa Clara à Barragem", entre a aldeia de Santa Clara-a-Velha, o rio Mira e a barragem.
07h00 - sexta, 26/11/2021
Fórum do Território arranca
em Odemira para debater o futuro
Promover a participação de todos os cidadãos do concelho "nas decisões sobre o território, de acordo com objetivos comuns", é o objetivo do Fórum do Território, iniciativa da Câmara de Odemira que arranca neste sábado, 27 de novembro.

Data: 26/11/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial