07h00 - segunda, 29/11/2021

Artes promovidas
nas escolas do
concelho de Odemira

Artes promovidas nas escolas do concelho de Odemira

O projeto "Miragem!" está de regresso às escolas do concelho de Odemira para aproximar os mais novos do "mundo" das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música.
O projeto, que vai na sua sétima edição, é promovido pela Câmara de Odemira, através do programa ODETE – Odemira Território Educativo, e tem como responsável pela programação e acompanhamento pedagógico a coreógrafa Madalena Victorino.
Em comunicado, a autarquia explica que o "Miragem!" irá oferecer aos alunos do concelho espetáculos e performances "em contexto de sala de aula ou fora da escola" até ao final do presente ano letivo.
O objetivo é ser "um contributo que, integrando a componente artística da educação, se foca na transformação social e humanista, no bem-estar individual e coletivo da população escolar e das suas famílias, na capacidade crescente de analisar, de apreciar e criticar, de imaginar e de criar que cada aluno possui individualmente", explica a mesma fonte.
A edição de 2021-2022 do "Miragem!" arrancou no passado mês de outubro, sendo que entre os dias 25 e 29 desse mês foram apresentados aos alunos do segundo e terceiro ciclos e do secundário dois espetáculos.
Um deles foi "NÃO – Teatro que dá que pensar", baseado na obra Paz Traz Paz, de Afonso Cruz, transmitiu a 311 alunos importância de dizer 'não', sendo "uma palavra muito pequena, quase não se vê, mas tem o poder dos mais belos atos heróicos".
O outro foi a palestra performativa "Take a Stand", apresentada a 351 alunos em várias sessões participativas, para reflexão sobre as alterações climáticas, debruçando-se "sobre a ciência atual neste tema e também sobre um futuro que, mantendo-se o 'business as usual', se estima como potencialmente insustentável à vida humana".
Já na semana de 2 a 5 de novembro foi a vez de 224 alunos do primeiro ciclo assistirem à peça "INUIT – Um povo com vários povos", experiência teatral que tratou o tema dos diferentes povos em torno do mundo, as diferentes formas e costumes com que habitam.
A Câmara de Odemira revela que, até final do presente ano letivo, serão ainda apresentados nas escolas do concelho os espetáculos "Arqueologia Sentimental – Acontecimento teatral sobre o desenterrar histórias", "INUIT em Oficina – Uma casa para cada neve", "A pensar morreu um burro – Oficina para micro-filósofos", "Circo Miragem – workshop de circo, música e dança", "O livro escuro e claro – workshop de conversas, escrita e desenho", "Music (4) All – workshop de dança e voz e cidadania", "Imagem e semelhança – workshop de realização audiovisual", "Todos somos uma história – oficina de escrita e leitura", "Escrever à flor da pele – palestra sobre piercings, tatuagens e filosofia", "Olhar, ver, pensar – sessão de cinema e cidadania com debate", e "Entre nós e as palavras – recital e debate".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 21/01/2022
Comércio de Odemira movimentou
cerca de 210 mil euros no Natal
O comércio local de Odemira movimentou "cerca" de 210 mil euros durante o Natal de 2021, revelam os números apurados no âmbito da campanha "Natal é no Comércio Local", dinamizada anualmente pela Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 19/01/2022
Autarca de Odemira aponta desafios
regionais e nacionais para 2022
O presidente da Câmara de Odemira espera que 2022 seja "um bom ano" a nível regional, devido à "construção" do novo programa operacional que vai suceder ao Alentejo 2020, atualmente em vigor.
17h05 - terça, 18/01/2022
Golfinho resgatado
na praia do Brejo
Largo (Odemira)
Um golfinho juvenil da espécie "boto" foi resgatado nesta terça-feira, 18, pelas autoridades, depois de ter arrojado na praia de Brejo do Largo, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 18/01/2022
Benjamins do Odemirense:
uma equipa cheia de "fair play"
Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral.
07h00 - terça, 18/01/2022
Autarca de Odemira
reuniu com o STAL
O presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, reuniu, na passada semana com representantes da direção regional de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial