O presidente da Câmara de Odemira encara com "boas expetativas" o ano de 2022, em que, no plano municipal, a grande prioridade da autarquia serão as questões relacionadas com água e com a habitação para os mais jovens.
"Espero muito trabalho em Odemira, pois há muita coisa que nos propusemos fazer e que precisam agora de ser iniciadas" após o "'trabalho de casa' que temos estado a fazer no plano interno", diz Hélder Guerreiro.
"Esperamos agora vir a concretizar parte do que imaginámos para 2022", acrescenta em declarações ao "SW".
Uma das prioridades será, segundo o autarca socialista, "a questão da água", tendo a Câmara Municipal já iniciado "um conjunto de reuniões com as entidades públicas e com outros atores privados, nomeadamente os representantes da agricultura, do turismo e até de movimentos ambientalistas", no sentido de debater um tema que classifica de "fundamental".
"A nossa proposta é que, até final do ano de 2022, possamos assinar, mesmo que metaforicamente, um 'Pacto para a Água' enquanto bem comum, que importa gerir de forma sustentável", afiança Hélder Guerreiro, reconhecendo que as primeiras reuniões deixaram "sinais positivos nesse âmbito", num momento de cada vez "maior escassez" deste recurso.
O outro desafio assumido pela Câmara de Odemira para 2022 é a habitação. Segundo o edil odemirense, ainda neste primeiro semestre será lançado "um conjunto de várias dezenas de lotes para a construção habitação para jovens", sendo que para o segundo semestre está prevista a disponibilização de casas.
A par disto, "2022 também será o ano em que vamos ter várias boas respostas para a melhoria da qualidade de trabalho dos nossos funcionários", acrescenta Hélder Guerreiro.