07h00 - terça, 18/01/2022

Benjamins do Odemirense:
Isto (sim) é futebol!

Benjamins do Odemirense: Isto (sim) é futebol!

Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral. Contudo, por indicação do seu técnico, José Maria Rodrigues, os pequenos odemirenses acabaram por devolver a bola, por intermédio da jogadora Filipa Rodrigues, aos seus adversários.
Duas semanas depois, a 4 de Dezembro: em Boavista dos Pinheiros, o treinador dos Benjamins do Odemirense voltou a reconhecer que uma falta a favor da sua equipa tinha sido mal assinalada, informando disso mesmo o árbitro, que veio a alterar a sua decisão em benefício da formação local.
Estes exemplos de verdadeiro fair-play acabaram por valer a José Maria Rodrigues, em ambas as situações, e à pequena Filipa Rodrigues, no caso da partida em Castro Verde, a "admoestação" com cartão branco, criado em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal para "enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos".
Para José Maria Rodrigues foram momentos simbólicos, sobretudo pela mensagem transmitida "aos miúdos". "Trabalho para tentar incutir neles valores que mais tarde se reflitam no seu crescimento enquanto seres humanos e enquanto atletas", afirma ao "SW" o técnico de 35 anos, militar da GNR de profissão e que como futebolista amador representou, entre outros emblemas, Odemirense, Renascente de São Teotónio ou Desportivo de Beja.
Uma satisfação acrescida pelo facto de também a sua filha ter sido "admoestada". "Fiquei orgulhoso, claro! Mas fiquei por ela como ficava com qualquer outro atleta meu", diz José Maria.
Mas não se pense que o gesto praticado pelos Benjamins do Odemirense em Castro Verde e, depois, em Boavista dos Pinheiros foram casos inéditos na equipa. "Já houve mais jogos em que fiz o mesmo, mas não jogo para cartões brancos", conta o técnico entre gargalhadas.
"O que tento é ser o mais justo possível e [esta atitude] não foi para me beneficiar em nada, mas mais para ajudar o árbitro", que é "muitas vezes desvalorizado" apesar de ter "um trabalho que não é fácil", diz.
Por isso mesmo, continua, "se nós não os ajudarmos – treinadores, jogadores, os próprios adeptos – complicamos o melhor que há, que é o jogo", pois "chega-se a um momento em que se discute mais do que se joga".
Na opinião de José Maria Rodrigues, nos escalões iniciais da formação são valores como o desportivismo ou o respeito pelo adversário que se devem sobrepor a tudo o resto, nomeadamente à "obsessão" pela vitória.
"Sou treinador sem curso e tenho muitos colegas com curso que preocupam-se demasiado com os resultados, passando além daquilo que deve ser o desporto nestas idades, que é eles divertirem-se e respeitarem os colegas. E a mensagem tem de partir de quem os lidera", afirma convictamente, para logo acrescentar: "Chegará uma altura em que o resultado também vai contar. Nessa altura, que lutem pelo resultado mas sejam justos e haja fair-play".
A interiorização destes "valores", continua José Maria, começa nos treinos, "principalmente com o cumprimento de regras". "Os miúdos têm de ser também responsabilizados, até porque como pai acho que nestas idades [as crianças] devem ter responsabilidades, para depois seguirem com essa noção para o futuro", diz.
Ainda assim, o treinador reconhece que nem sempre é fácil "lidar" com pressão externa à equipa. "É bastante difícil, porque tivemos uma altura em que todos queriam ser pais de Cristianos [Ronaldos] e isso tornou difícil a gestão dos treinadores", afiança, embora reconhecendo que a Covid-19 veio alterar esta realidade… para melhor.
"Sinto que há uma mudança de mentalidade" e a pandemia, "parecendo que não, ajudou um pouco. E o facto de os pais não poderem estar tão presentes nos treinos e nos jogos também ajudou, deixando os miúdos mais livres e mais soltos para fazerem o que gostam, que é divertir-se", conclui José Maria Rodrigues.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial