07h00 - sexta, 30/09/2022

GNR vai ter mais militares
no concelho de Odemira

GNR vai ter mais militares no concelho de Odemira

A GNR vai aumentar o seu efetivo no concelho de Odemira de "cerca de 85 militares para aproximadamente 130" até meados do próximo ano, revela ao "SW" o presidente da Câmara Municipal.
Segundo Hélder Guerreiro, "este processo vem ocorrendo ao longo do ano" e representa "um acréscimo bastante alargado" da presença desta força de segurança no município. "A ideia é que, em meados de 2023, já pudéssemos contar com este efetivo, juntamente com as brigadas especiais" colocadas pela GNR no concelho durante o verão, acrescenta.
Nesse sentido, a Câmara de Odemira celebrou com a GNR, na passada semana, contratos de cedência de duas habitações municipais para alojar militares e permitir o aumento do efetivo desta força de segurança no concelho.
O acordo prevê a cedência, "em regime de comodato", de uma habitação em Odemira e outra em Sabóia, "que ficarão adstritas exclusivamente ao Destacamento Territorial de Odemira" da GNR pelo prazo de cinco anos, "renováveis automaticamente por iguais períodos".
Hélder Guerreiro explica que estes acordos visam "garantir que o território tem, desde logo, uma atratividade suficientemente interessante" para os militares da GNR. "Esperamos que as dificuldades que existem [no município] no acesso à habitação possam assim ser mitigadas e que não seja por causa disso que não vêm militares [da GNR] para o concelho de Odemira", acrescenta.
Além disso, continua Hélder Guerreiro, em reuniões com o executivo municipal os responsáveis pela GNR no concelho já tinham dado nota de que os postos territoriais de Odemira e de Sabóia "não têm capacidade de alojamento para o efetivo que ali presta serviço".
A par destes acordos, a autarquia está igualmente a apoiar a GNR, em conjunto com as juntas de freguesia, na reabilitação geral dos postos territoriais de São Teotónio, Sabóia, Colos e São Luís.
"Também em Odemira vai ocorrer brevemente uma intervenção no edifício [do posto territorial], para poder acolher o Destacamento Territorial", atualmente instalado em Vila Nova de Milfontes, diz Hélder Guerreiro.
O presidente da Câmara de Odemira revela ainda que "está acordado e em estudo" com o Ministério da Administração Interna a possível construção "de um novo posto territorial em São Teotónio", assim como a realização de "uma avaliação concreta" do edifício do posto de Vila Nova de Milfontes.
"Estamos a estudar se, com a saída do Destacamento [para Odemira], bastará fazer algumas obras no atual posto ou se será necessário concretizar um novo posto territorial", adianta.

Por um concelho mais seguro
Em comunicado enviado ao "SW", a Câmara de Odemira lembra que o programa de governação do atual executivo "prevê no seu conjunto de ações a 'promoção da qualidade de vida para todos' e o desenvolvimento da proposta de 'política de proximidade'", através da qual "se pretende fomentar o sentimento de bem-estar nos espaços públicos, com especial enfoque para as questões como higiene, segurança e acesso para todos".
Neste sentido, acrescenta, "é uma preocupação e determinação do executivo municipal contribuir para a continuação da presença dos meios humanos da GNR no território e em particular no interior do concelho".
"Estes agentes de segurança também vêm para garantir que haja mais qualidade de vida no nosso território, porque é mais seguros", justifica Hélder Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/11/2022
Ensino superior já é
realidade em Odemira
"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Câmara de Odemira atribui
178 mil euros aos clubes desportivos
A Câmara de Odemira vai atribuir um total de 178.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Renascente e
Odemirense ganham,
Milfontes goleado
As equipas do Renascente de São Teotónio e do Odemirense somaram neste domingo, 27, mais uma vitória no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - domingo, 27/11/2022
Odemira homenageia cante
alentejano com nova escultura
Um monumento ao cante alentejano vai ser inaugurado em Odemira neste domingo, 27, para comemorar os oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade deste canto polifónico típico da região.
07h00 - sábado, 26/11/2022
Eleições na
Secção de Odemira
do PSD
Os militantes do PSD no concelho de Odemira vão este sábado, 26, às urnas, para escolher a nova comissão política, com o atual presidente Luís Bernardo Freitas a ser o único candidato.

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial