07h00 - sexta, 25/11/2022

Grupo Viz-a-Viz
celebra 20 anos
de dança em Odemira

Grupo Viz-a-Viz celebra 20 anos de dança em Odemira

VolodymyrDrabovskyy e a esposa, Oksana, estão de parabéns! Corria o ano de 2002 quando este casal de ucranianos, licenciados em Educação e Arte e a residir no concelho de Odemira há poucos meses, se lançou na aventura de ensinar dança na sua nova terra. Assim nasceu o grupo "Viz-a-Viz", que cumpre agora 20 anos de trabalho em prol da dança e das crianças.
"O balanço destes anos é muito positivo, pois já passaram por aqui muitas crianças. Se há 20 anos começámos apenas com duas crianças e uma sala, neste momento temos cinco salas alugadas e cerca de 100 crianças a aprender", sublinha com orgulho Volodymyr, de 48 anos, ao "SW".
Atualmente, o grupo "Viz-a-Viz" dinamiza aulas de dança para crianças em Odemira, Milfontes, São Teotónio, assim como em Aljezur e Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém), num total de uma centena de alunos. A estes juntam-se os adultos que frequentam aulas de danças sociais latinas em Vila Nova de Milfontes.
"A juntar a isto, criámos a associação Mil Passos, que inclui o grupo 'Viz-a-Viz', e outras atividades culturais que desenvolvemos no concelho de Odemira", acrescenta Volodymyr, reconhecendo que tanto ele como a esposa nunca pensaram chegar onde chegaram.
"Éramos jovens e pensávamos em estar por cá dois, três anos e depois regressar à Ucrânia. Mas em 2003 trouxemos a nossa filha e por cá ficámos. Olhamos para trás e não pudemos abandonar o que construímos nestes anos todos", sublinha.
Ao longo de 20 anos de "trabalho das crianças e para as crianças", foram muitas as metas alcançadas pelo grupo "Viz-a-Viz". A mais recente aconteceu em 2019, quando Volodymyr e Oksana conseguiram levar cerca de 40 alunos à Ucrânia, para participar num afamado concurso de dança daquele país.
"Esse era o nosso sonho. Levámos 40 dançarinos dos concelhos de Odemira e de Aljezur e Santiago do Cacém ao 20º Festival Esperança, onde em 32 grupos de dança ficámos em primeiro lugar. Foi uma experiência muito boa e abrimos mais um bocadinho o horizonte destas crianças", conta Volodymyr.
Os 20 anos do grupo "Viz-a-Viz" são festejados neste sábado, 26, pelas 18h00, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com um espetáculo de dança infantil, contemporânea, clássica e social latina que reunirá em palco diversas gerações de alunos.
Quanto ao futuro… "O futuro ninguém sabe, mas vamos continuar a lutar todos os dias para ter esta atividade, que não é normal no Alentejo. Estamos com grande vontade de continuar e até queremos convidar mais professores", afiança perentoriamente Volodymyr Drabovskky.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 30/01/2023
Homem detido
em São Teotónio com
64 doses de heroína
A GNR deteve, na quinta-feira, 26, um homem de 29 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes na localidade de São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Odemira recebe
mais de 40 eventos
desportivos em 2023
São mais de 40 os eventos desportivos, em várias modalidades, que o concelho de Odemira vai receber ao longo deste ano de 2023, promovidos pela Câmara Municipal ou em parceria com clubes e entidades regionais, a par das competições regulares das modalidades federadas.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Técnicos de turismo
do Alentejo e Ribatejo
reúnem em Odemira
Dar a conhecer o território de Odemira, assim como "promover o contacto e partilha de experiências e boas práticas", é o objetivo do Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que se realiza a partir desta sexta-feira, 27, em Odemira.
07h00 - sexta, 27/01/2023
Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que o Governo possa avançar com um reforço de pessoal nos serviços públicos existentes no concelho, onde diz faltarem "cerca de 38" funcionários em várias áreas de atuação, das Finanças aos Registos e Notariado.
07h00 - quinta, 26/01/2023
Natal "movimentou" 252 mil
euros no comércio de Odemira
O comércio local de Odemira movimento "cerca de 252 mil euros" durante a época de Natal, revela a Câmara Municipal ao "SW".

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial