07h00 - sexta, 20/01/2023

Tiago Bugio lidera
novo Comando do
Alentejo Litoral

Tiago Bugio lidera novo Comando do Alentejo Litoral

Tiago Bugio é o comandante do novo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, que vai passar a funcionar, "em definitivo", em Grândola a partir do dia 1 de fevereiro.
Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) revela que Tiago Bugio esteve reunido, na segunda-feira, 16, com autarcas e dirigentes da Proteção Civil regional e dos cinco concelhos da região.
Durante o encontro "foi anunciado que a nova estrutura irá ter instalações construídas de raiz num terreno disponibilizado" pela Câmara de Grândola, acrescenta a CIMAL.
Até que as futuras instalações fiquem prontas, a sala donde vão ser dirigidas as operações de emergência e socorro nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines "vai funcionar em instalações provisórias".
Recorde-se que, até 2022, os quatro concelhos do Litoral Alentejano pertencentes ao distrito de Setúbal (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines) integravam a estrutura de emergência e socorro que abrangia todo o distrito, enquanto Odemira integrava a Proteção Civil do distrito de Beja.
O atual modelo de organização da Proteção Civil resulta de uma decisão governamental de 2019 e integra, além do comando nacional, cinco comandos regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e 23 comandos sub-regionais, coincidentes com as comunidades intermunicipais existentes.
No caso do Alentejo, além do Alentejo Litoral, foram criados os sub-comandos do Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo.
Nos cinco concelhos do Litoral Alentejano existem dez corpos de bombeiros: Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Sines, que, ao todo, prestam socorro a uma população de cerca de 95.000 pessoas dispersas por uma área de 5.308 km2.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 22/03/2023
Abertura da
lagoa de Melides
ao mar
A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo promove nesta quarta-feira, 22, pelas 16h30, o rompimento da barra arenosa que liga a lagoa de Melides, no concelho de Grândola, ao mar, "que acontece anualmente".
07h00 - sexta, 17/03/2023
Exposição sobre
alterações climáticas
em Grândola
"Água, Monstros Marinhos e Mar de Plástico" é o título da exposição sobre as alterações climáticas que vai poder ser visitada na Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola a partir desta sexta-feira, 17.
07h00 - terça, 07/03/2023
CIMAL apresenta contributos
ao Plano Ferroviário Nacional
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) participou na consulta pública sobre o Plano Ferroviário Nacional (PFN), que terminou a 28 de fevereiro, reforçando a necessidade de se retomar "com urgência" o transporte de passageiros até Sines, bem como o restabelecimento das ligações por comboio entre os municípios da região.
15h45 - segunda, 06/03/2023
Detido em
Grândola por
tráfico de droga
A GNR deteve no sábado, 4, deteve um homem, de 22 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de droga em Grândola, tendo sido apreendidas 35,8 doses de haxixe.
07h00 - segunda, 06/03/2023
Inscrições abertas
para Ultra Maratona
em Grândola
As inscrições para a Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia, com 43 quilómetros, e para a Corrida Atlântica Comporta – Troia com 15 quilómetros, já estão abertas a todos os interessados.

Data: 24/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial