07h00 - quinta, 26/01/2023

Autarca de Sines
quer CCDR com mais
competências

Autarca de Sines quer CCDR com mais competências

O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, defende um "aprofundamento" da descentralização de competências do Estado nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).
A posição do autarca socialista foi assumida na última reunião do Conselho Regional do Alentejo, a que preside, realizada a 17 de janeiro em Évora e que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Na ocasião, Nuno Mascarenhas sublinhou que "os autarcas estão bem conscientes de que o processo de assunção de novas competências não é simples", implicando "muito empenho político, um esforço adicional dos serviços e uma nova cultura organizacional".
"Mas a descentralização era necessária no caso das freguesias e dos municípios, como é necessária no caso das CCDR", disse o edil, defendendo "uma visão mais integrada do território", que seja "multinível e multissetorial".
"Nenhum processo de desenvolvimento pode ser conduzido apenas por um agente ou apenas por um setor. Portugal e as regiões portuguesas precisam de abordagens inovadoras e de ousadia e isso só será possível através das lideranças regionais na implementação das políticas públicas", acrescentou.
Além de defender mais competências para as CCDR, Nuno Mascarenhas destacou ainda o papel do Conselho Regional.
"Importa que possamos, nesse fórum que reúne as mais importantes instituições e organizações do Alentejo, unir-nos em torno do que mais importa para a nossa região", para que esta continue a ser valorizada "como uma região onde é bom viver, onde vale a pena investir, onde existe qualidade de vida e acesso a bens e serviços públicos essenciais", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 04/03/2024
Câmara de Odemira
dinamiza Universidade Sénior
A Câmara de Odemira assumiu, no início deste ano de 2024, a dinamização da Universidade Sénior (USO), para "criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos".
07h00 - domingo, 03/03/2024
Líder do PCP
faz campanha em
Alcácer do Sal
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai estar neste domingo, 3, em Alcácer do Sal, em ações de campanha para as eleições Legislativas de 10 de março.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Câmara de Odemira
promove ciclo de
formação desportiva
Arranca neste sábado, 2, o segundo ciclo de formação desportiva promovido pela Câmara de Odemira, que vai decorrer de março a outubro com o objetivo de "proporcionar o acesso a formação diversificada em várias áreas de interesse e qualificar a base técnica e associativa".
07h00 - quinta, 29/02/2024
Câmara de Odemira atribui
lotes de habitação para jovens
A Câmara de Odemira já realizou as escrituras de um total de 24 lotes municipais para primeira habitação atribuídos a jovens, no âmbito da sua Estratégia Local de Habitação.
07h00 - quarta, 28/02/2024
Militares da GNR suspensos por
humilhar menor em Milfontes
Oito militares da GNR foram castigados com 150 e 130 dias de suspensão por terem assustado e humilhado um menor de 17 anos que os tinha ofendido na zona de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.

Data: 23/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial