A Câmara de Grândola e a Direção Regional de Cultura do Alentejo assinaram, na passada semana, um protocolo de colaboração para classificação da canção "Grândola Vila Morena", eternizada por José Afonso, como património nacional.
No documento as duas entidades acordam "desenvolver uma efetiva cooperação no sentido da valorização do património sonoro, nas suas múltiplas formas, levando a cabo as ações necessárias ao seu reconhecimento patrimonial e consequente proteção e preservação, nomeadamente de documentos sonoros associados à canção 'Grândola, Vila Morena', da autoria de José Afonso, no momento em que se celebram os 50 anos do "25 de Abril", revela a autarquia em comunicado enviado ao "SW".
O protocolo entre o município e DRCA foi assinado durante a primeira reunião da comissão de honra escolhida pela Câmara de Grândola para preparar as comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos no concelho.
Segundo a autarquia, a comissão é constituída "por 15 personalidades representativas da sociedade e que ao longo dos últimos 50 anos têm contribuído para o desenvolvimento do concelho e para a consolidação da democracia e da liberdade".
Durante a reunião foi apresentado um conjunto de ações "com o objetivo de construir um programa abrangente que celebre e valorize o 50º aniversário do 25 de Abril e os seus ideais de democracia, fraternidade, igualdade", acrescenta a mesma fonte.
"Queremos um programa para todos que perpetue nas gerações mais novas a importância da data", reforça o autarca António Figueira Mendes, citado no comunicado.
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Grândola vão decorrer de outubro deste ano a dezembro de 2024.