07h00 - sexta, 08/09/2023

Dia do Município assinalado
em Odemira com homenagens

Dia do Município assinalado em Odemira com homenagens

A Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 8 (feriado municipal), a sessão solene do Dia do Município, onde irá homenagear dois odemirenses "que se destacaram pelo papel e ação que demonstraram ao longo da vida".
A sessão está agendada para as 10h00 e vai decorrer na Igreja da Misericórdia, onde Florêncio Maria e Liberdade Sobral (a título póstumo) serão reconhecidos com a Medalha Municipal de Mérito, pelo seu "altruísmo e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Segundo a autarquia, Florêncio Maria Jacinto "começou a cantar muito cedo e cedo demonstrou ser um poeta com grande espírito de observação e grande memória".
"É respeitado como sendo um dos grandes cantores de despique e baldão na forma mais popular possível, no estilo antigo, sendo toda a sua poesia feita em décimas que tratam temas do seu quotidiano", acrescenta.
Já Liberdade da Silva Sobral, "ou D. Liberdade, como era conhecida, foi dando forma material aos sonhos enquanto dividia a sua vida entre a lida da casa e o trabalho no campo".
"Artista plástica de cunho popular, de tardia vocação, era conhecida sobretudo no concelho, mas a sua obra obteve ampla divulgação, tendo-se dedicado também à poesia", destaca a Câmara Municipal.
Ainda no âmbito da cerimónia do Dia do Município, às 11h45 é inaugurada no edifício dos Paços do Concelho a exposição "Diálogos com a Coleção", com curadoria de Mariana Dias Coutinho, seguindo-se um almoço convívio aberto à população no recinto de festas da capela da Nossa Senhora da Piedade, às 13h00.
Recorde-se que em Odemira estão a decorrer as festas em honra da sua padroeira, sendo que para a noite, às 22h00, está previsto um concerto de Pedro Abrunhosa, acompanhado pelo Grupo Coral Os Camponeses de Pias.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
Obras de reparação
avançam na ER 261
em Melides
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso obras de reparação do pavimento da Estrada Regional 261 (ER261) em Melides, no concelho de Grândola, obrigando o trân-sito no local a circulação alternada.
07h00 - quarta, 15/05/2024
Homem detido
em Grândola por
violência doméstica
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada semana, um homem, de 72 anos, por suspeitas de violência doméstica contra a ex-companheira, de 54, e posse de arma proibida, no concelho de Grândola.
07h00 - terça, 07/05/2024
Vigilância
antecipada em quatro
praias de Grândola
A vigilância com nadadores-salvadores está assegurada, desde o passado dia 1 de maio, nas praias Atlântica, Comporta, Carvalhal e Melides, todas no concelho de Grândola.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Homem morre
em acidente com
trator em Grândola
Um homem, de 55 anos, morreu no sábado, 27, na sequência do despiste do trator que conduzia, junto a um monte, localizado na freguesia de Melides, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial