07h00 - segunda, 18/09/2023

Autarca de Odemira apresenta
balanço de dois anos de mandato

Autarca de Odemira apresenta balanço de dois anos de mandato

O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, aproveitou as comemorações do Dia do Município, na sexta-feira, 8, para apresentar um balanço do último ano de mandato, marcado pelo ataque informático aos serviços municipais em março e pelo incêndio de agosto.
O autarca começou por destacar a aprovação do Plano de Urbanização da Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica a norte de Vila Nova de Milfontes, que colocou termo a "décadas de incerteza".
A par disso, Hélder Guerreiro lembrou a construção de um pacto para o uso sustentável da água no concelho, já subscritos pelas diversas entidades envolvidas, "que representa mais de 60 milhões de euros em investimentos […] que nos permitirá segurança no abastecimento humano e mais futuro para todas as atividades económicas".
No último ano, a Câmara Municipal avançou igualmente com um diagnóstico ao município, apresentado ao Governo "como condição de base para uma colaboração positiva que permita que Odemira faça um ajustamento justo face ao muito complexo migratório que impactou socialmente, economicamente e demograficamente o concelho".
O aumento dos montantes financeiros transferidos para as juntas de freguesia e o investimento de cerca de 1,4 milhões de euros na rede viária municipal foram igualmente destacados por Hélder Guerreiro, que revelou que em matéria de habitação a autarquia tem em concurso a atribuição de quatro casas em Odemira e uma na Azenha do Mar, assim como empreitadas para requalificar cinco casas em Odemira e mais quatro em Amoreiras-Gare.
A juntar a isto, disse, vai ser lançada a empreitada para a criação das infraestruturas nos novos loteamentos em Brejão e Colos, num total de 44 lotes, estando ainda "em processo de aquisição seis casas" em Colos, Relíquias, Sabóia e Santa Clara-a-Velha e "em fase de projeto a construção de 92 novas casas em várias localidades" do concelho.
Na área da educação, o presidente da Câmara de Odemira destacou a parceria com o Politécnico de Beja, que permite a dinamização de cursos técnicos superiores no concelho, a par das "obras terminadas" na EB1 de São Martinho das Amoreiras, "das obras iniciadas" no Centro Escolar de São Luís e na EB1 de Brunheiras, e do início para breve das obras na EB1 de Relíquias.
O autarca apontou ainda o trabalho realizado na saúde, com o "lançamento de concurso para obras muito significativas no Centro de Saúde de Odemira, na construção da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e em obras de beneficiação da Extensão de Saúde de São Teotónio".
A estas, Hélder Guerreiro juntou ainda "o término das obras nas extensões de Saúde de São Martinho das Amoreiras e de São Luís", assim como "o bom ritmo da obra de ampliação e beneficiação da Extensão de Saúde de Sabóia".
"Odemira é este desafio permanente. Um desafio que nos convoca a cada segundo e nos exige ânimo, segurança na ação e o bom sacrifício de lhe dedicarmos boa parte da nossa energia", concluiu o edil.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 09/11/2024
Encontro em Odemira
para pensar o território
Juntar cidadãos e entidades no debate "de ideias" e na "definição de estratégias para co-criar o futuro de Odemira" são as metas do III Encontro Anual do Fórum do Território, que a Câmara Municipal promove neste sábado, 9, ao longo do dia.
07h00 - sexta, 08/11/2024
Sudoeste Alentejano e Algarve querem água do Alqueva em Santa Clara
Um total de 34 entidades públicas e privadas subscreveu, esta semana, em Odemira, um manifesto no qual é pedido o reforço da disponibilidade de água no Sudoeste Alentejano e no Algarve, através de investimentos como a interligação entre as barragens de Alqueva, Santa Clara e Odelouca.
07h00 - sexta, 08/11/2024
Presidente a CAP defende "rede nacional de água"
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, exige que seja criada uma "rede nacional da água", para "aumentar a produção agrícola e florestal no país".
07h00 - sexta, 08/11/2024
Presidente da Lusomorango alerta que "sem água não há futuro para as pessoas"
O presidente da organização de produtores do setor das frutas e legumes Lusomorango, com sede em São Teotónio, defende que a interligação Alqueva-Santa Clara-Odelouca é a melhor solução "para resolver a disponibilidade de água" na região.
07h00 - sexta, 08/11/2024
Bárbara Soares
vence concurso
literário em Odemira
Bárbara Soares, com o conto "A pele de dentro", foi a vencedora da edição deste ano do concurso literário sobre Igualdade de Género "As Três Marias", promovido pela Câmara de Odemira com o objetivo de "incentivar a reflexão em torno da Igualdade de Género".

Data: 08/11/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial