07h00 - terça, 19/09/2023

"Viagem pelo Clima"
passa por Odemira

"Viagem pelo Clima" passa por Odemira

O concelho de Odemira recebe, a partir desta terça-feira, 19, a passagem da "Viagem pelo Clima", competição que vai levar 12 participantes a percorrer o país de norte a sul, "de forma sustentável" e para promover o combate às alterações climáticas.
Segundo a Câmara Municipal, "Odemira é uma etapa importante da 'Viagem pelo Clima', com passagem obrigatória pelas três equipas Água, Terra e Ar, que irão dinamizar atividades e superar desafios relacionados com a sustentabilidade e nos quais contam com a participação da comunidade".
Nesse âmbito, nesta terça-feira, 19, a equipa Ar vai realizar o desafio "A Água e Eu", que consistirá na promoção de uma sessão de educação não formal nas escolas básicas de Colos e de Sabóia, com o objetivo de "aumentar a consciencialização dos participantes acerca da sua pegada hídrica e divulgar boas práticas para uma melhor gestão no consumo de água".
Depois, no sábado, 23, a equipa Terra irá dinamizar o "Masterchef do Clima", em que os participantes serão divididos em dois grupos para cozinhar o seu lanche/jantar "de modo a porem em prática os conhecimentos adquiridos".
Este evento terminará com uma reflexão de grupo e com a intervenção de uma das embaixadoras da "Viagem pelo Clima", a apresentadora Fátima Lopes.
Finalmente, nos dias 25 e 26 de setembro, o desafio dirigido à equipa Água é "Pintar de verde a serra", que consistirá na limpeza e reflorestação de parte de áreas ardidas em 2018 na freguesia de São Luís.
Em comunicado, a Câmara de Odemira acrescenta que a iniciativa vai ainda passar pelos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Portimão e Viana do Castelo.
No final, a equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável e que terminar a competição com mais "climas" (moeda fictícia criada para o jogo), sendo o prémio a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano no Dubai.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 30/11/2023
Odemira recebe
festival de documentários
Doc's Kingdom
O Seminário Internacional de Cinema Documental Doc's Kingdom arranca nesta quinta-feira, 30, em Odemira, contando na programação com sessões de filmes, performances e debates abertos à comunidade.
07h00 - quinta, 30/11/2023
Monumento evocativo
inaugurado em
Santiago do Cacém
O monumento evocativo do centenário do nascimento do professor Manuel João da Silva é inaugurado nesta sexta-feira, pelas 16h00, em Santiago do Cacém.
10h54 - quarta, 29/11/2023
Homem procurado
na Alemanha detido
em Odemira
A GNR deteve em Odemira, na passada semana, um homem, de 42 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção europeu para extradição por crimes praticados na Alemanha.
07h00 - quarta, 29/11/2023
Águas de Santo
André recebe
"Selo da Qualidade"
A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), voltou a ser distinguida com o "Selo da Qualidade Exemplar de Água Para Consumo Humano", atribuída pela ERSAR.
07h00 - terça, 28/11/2023
Alcácer do Sal com
orçamento de 49,7
milhões em 2024
A Câmara de Alcácer do Sal vai contar com um orçamento de 49,7 milhões de euros em 2024, superior em cerca de 10,9 milhões de euros ao orçamento do presente ano.

Data: 24/11/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial