07h00 - quarta, 11/10/2023

CIMAL na Suécia para
conhecer políticas de habitação

CIMAL na Suécia para conhecer políticas de habitação

Uma delegação da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) vai estar, até sábado, 14, de visita à Suécia, para conhecer no terreno "as políticas públicas de habitação" praticadas por este país nórdico há cerca de 80 anos.
Segundo comunicado da CIMAL enviado ao "SW", durante os dias passados na Suécia, a delegação do Alentejo Litoral irá contactar com diversos responsáveis políticos, entre eles o presidente do Conselho Municipal de Estocolmo, Olle Burell.
"O objetivo essencial [da deslocação] será o de contactar e conhecer detalhadamente o modelo adotado e o rumo percorrido", explica o presidente do conselho intermunicipal da CIMAL, o autarca Vítor Proença, citado no comunicado.
Além de Estocolmo, os autarcas do Alentejo Litoral visitarão ainda Skellefteå, uma cidade do norte do país e capital de uma região com o mesmo nome e que conta uma população de 72.467 habitantes, onde manterão reuniões com a presidente da autarquia local, Annamaria Hedlund, e com a CEO da Skebo, Helena Markgren, que gere a maior empresa imobiliária da região.
De acordo com a CIMAL, a Suécia tem, desde a década de 1940, "uma longa tradição de intervenção do Estado no mercado habitacional, com o objetivo de garantir que todos os cidadãos tenham acesso a uma habitação adequada e a preços acessíveis".
Para tal, o governo sueco "tem adotado uma abordagem progressista para a habitação, procurando garantir que todos os cidadãos tenham acesso a moradias adequadas, independentemente de sua renda ou status social", sendo que as habitações "são construídas com recursos públicos e, muitas vezes, são administradas por cooperativas habitacionais ou organizações sem fins lucrativos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 09/02/2024
Dias de folia
na freguesia
de São Luís
A freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, vai estar em festa ao longo dos próximos dias, com os tradicionais festejos de Carnaval, que prometem momentos de animação e "pura diversão" para todas as idades.
07h00 - sexta, 02/02/2024
Festival
Microsons
em Grândola
JP Simões e a banda Pedro & Os Lobos são os "cabeças de cartaz" na passagem do fes-tival Microsons pela vila de Grândola, agendada para este fim de semana, 2 e 3 de feve-reiro, e onde serão celebrados os 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - quarta, 31/01/2024
Utentes criticam
falta de médicos
em Grândola
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola considera ser "inadmissível" que haja populações que só têm consultas uma vez por mês, nomeadamente na Extensão de Saúde de Canal Caveira.
07h00 - quinta, 18/01/2024
Turismo no Alentejo Litoral
bateu recordes em 2023
O ano de 2023 foi extremamente positivo para o setor do turismo no Alentejo Litoral, que bateu "recordes absolutos" e viu o número de hóspedes aumentar "mais de 15%" face ao ano anterior.
07h00 - terça, 16/01/2024
Câmara de Grândola
prolonga rede de esgotos
em três aldeias
A Câmara de Grândola já iniciou a empreitada para a extensão da rede de águas residuais domésticas nas localidades de Vale Gamito, Aldeia do Pico e Bairro da Tirana, num investimento avaliado em quase 560 mil euros (mais IVA).

Data: 09/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial