O projeto "Odisseia Nacional", promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II, vai passar pelo concelho de Grândola até ao próximo mês de novembro, com espetáculos e ações de formação.
Neste fim-de-semana, dias 13 e 14, o cine Granadeiro recebe duas sessões do espetáculo "Nau Nau Maria", com criação e direção de Alice Azevedo e integrado no projeto "Próxima Cena".
A peça parte da adaptação da História Trágico-marítima, editada no século XVIII por Bernardo Gomes de Brito, com uma sessão às 12h00 de sexta-feira, 13, direcionada para o público escolar e outra no sábado, 14, às 21h30, para o público em geral.
Também no sábado, a partir das 16h00, será apresentado no pátio da Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola o livro Penélope, de Alice Sampaio.
Para domingo, 15, está prevista a apresentação pública de "Sementeira", espetáculo que é fruto da residência artística que a Associação Cultural Um Coletivo iniciou, em julho, na Aldeia do Pico e que cruza arte e agricultura num "objeto artístico de arte contemporânea". A iniciativa vai decorrer, a partir das 16h00, no Centro Comunitário da Aldeia do Pico.
Por fim, para o dia 20 de novembro está prevista uma formação para profissionais da cultura, denominada "Diversidade e Inclusão na Programação Cultural".
A passagem da "Odisseia Nacional" pela "vila morena" incluiu ainda, no último fim-de-semana, a apresentação do espetáculo "Cidade Adentro", criado pelo coletivo Gira Sol Azul para, "através da palavra, da música e das artes plásticas, redescobrir Grândola".
A iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II visa "democratizar a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos que refletem a diversidade do país".
O projeto está a percorrer o país desde o início do ano, envolvendo populações, agentes culturais e autarquias de mais de 90 concelhos.