07h00 - sexta, 03/11/2023

Encontro de Violas de Arame
em São Martinho das Amoreiras

Encontro de Violas de Arame em São Martinho das Amoreiras

Concertos, oficinas e "conversas à mesa redonda" são alguns dos destaques na programação da nona edição do Encontro de Violas de Arame, que vai decorrer neste fim-de-semana, dias 4 e 5, na localidade de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.
A iniciativa, que inclui o 6º Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, é promovida pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), em parceria com a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, A Terra – Associação de São Martinho e Direção Regional da Cultura do Alentejo.
Ao longo dos dois dias, vão passar pela Casa do Povo, Taberna do Lagar e Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras tocadores de viola campaniça (Baixo Alentejo), viola braguesa (Minho), viola beiroa (Beira Baixa), viola amarantina (Amarante) e viola caipira (Brasil).
"Pretende-se que esta seja uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional, destinada a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional", diz ao "SW" Pedro Mestre, do CVVCCI.
A sessão de abertura do IX Encontro de Violas de Arame está agendado para as 14h00 de sábado, 4, seguindo-se a inauguração de uma exposição de cordofones. Depois, pelas 15h00, tem lugar uma mesa-redonda sobre violas de arame, com os tocadores Pedro Mestre, Carlos Loução, José Diogo Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Denghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro.
Ainda durante a tarde, pelas 16h00, realiza-se uma oficina de violas de arame (campaniça, beiroa, braguesa, caipira e amarantina) e, às 18h00, uma oficina de canto com Ana Tomás.
O primeiro dia de Encontro termina com um concerto, a partir das 21h00, que terá em palco cante a despique e baldão e os grupos de viola campaniça do CVVCCI e Violas Encantadas.
No domingo, 5, o programa arranca pelas 14h30, com uma mesa-redonda em que vão falar os professores Manuel Morais (com a palestra "A viola campaniça, essa desconhecida") e Domingos Morais ("Do gesto musical, gerador privilegiado de identidade cultural") e o doutorando em Etnomusicologia Carlos Balbino ("A viola campaniça: a construção de um emblema cultural menor num território dominado por um canto polifónico a capella").
Para as 16h00 está prevista uma roda de tocadores de viola campaniça e, a fechar, pelas 17h30, um concerto com cante de despique e baldão, viola amarantina e os grupos Campaniça Trio e Ao Canto da Beira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 09/02/2024
Dias de folia
na freguesia
de São Luís
A freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, vai estar em festa ao longo dos próximos dias, com os tradicionais festejos de Carnaval, que prometem momentos de animação e "pura diversão" para todas as idades.
07h00 - sexta, 02/02/2024
Festival
Microsons
em Grândola
JP Simões e a banda Pedro & Os Lobos são os "cabeças de cartaz" na passagem do fes-tival Microsons pela vila de Grândola, agendada para este fim de semana, 2 e 3 de feve-reiro, e onde serão celebrados os 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - quarta, 31/01/2024
Utentes criticam
falta de médicos
em Grândola
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Grândola considera ser "inadmissível" que haja populações que só têm consultas uma vez por mês, nomeadamente na Extensão de Saúde de Canal Caveira.
07h00 - quinta, 18/01/2024
Turismo no Alentejo Litoral
bateu recordes em 2023
O ano de 2023 foi extremamente positivo para o setor do turismo no Alentejo Litoral, que bateu "recordes absolutos" e viu o número de hóspedes aumentar "mais de 15%" face ao ano anterior.
07h00 - terça, 16/01/2024
Câmara de Grândola
prolonga rede de esgotos
em três aldeias
A Câmara de Grândola já iniciou a empreitada para a extensão da rede de águas residuais domésticas nas localidades de Vale Gamito, Aldeia do Pico e Bairro da Tirana, num investimento avaliado em quase 560 mil euros (mais IVA).

Data: 09/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial